Biologia: O que estudar sobre os nematelmintos 

Os nematelmintos são vermes cilíndricos, não segmentados, os quais incluem vários tipos de parasitas. Por exemplo: as lombrigas e os vermes ancilóstomos. A maioria dos nematelmintos se desenvolvem na água e em solos úmidos. 

Esse é um tema que pode surgir em questões do Enem e vestibulares, além de concursos públicos que sejam da área de biologia. 

Acompanhe o artigo para agregar aos seus estudos!

Principais características dos nematelmintos

Os nematelmintos apresentam uma grande cavidade com líquido entre o tubo digestivo e a parede corporal. Essa cavidade é como um “esqueleto hidrostático” que ajuda a manter a forma do verme, proporcionando boa sustentação. 

O líquido presente na cavidade corporal faz com que o animal consiga distribuir várias substâncias para o restante do organismo, como nutrientes, resíduos e gases. 

Veja abaixo as principais características dos nematelmintos. 

Digestão

Eles possuem um tubo digestivo completo, ou seja, com boca e ânus, e por isso conseguem consumir alimentos que possuam partículas e que, posteriormente, serão processadas no interior do tubo digestivo. 

Revestimento do corpo

Os nematelmintos têm uma epiderme uniestratificada, ou seja, composta por uma única camada de células. 

Eles também possuem uma cutícula espessa e pouco elástica. Tais estruturas são importantes para os parasitas, pois os protegem da ação de enzimas digestivas do hospedeiro. Por cima da epiderme, tem uma camada muscular e suas fibras se preparam longitudinalmente. 

Sistema nervoso

Pertence ao tipo ganglionar, composto por dois cordões longitudinais, sendo um dorsal e o outro ventral. 

Sistema excretor

Possuem dois canais longitudinais, presentes um em cada lado do tubo digestivo. 

Reprodução

O sistema reprodutor da lombriga é bem desenvolvido, podendo produzir milhões de óvulos. Os testículos ou os ovários ficam presentes na cavidade corporal.

Os nematelmintos não têm nenhum tipo de cílio e os espermatozóides se deslocam através de movimentos amebóides. 

Transmissão de doenças

Os nematelmintos podem transmitir diversas doenças. Podemos destacar como as principais:

Ascaridíase: Transmitida pelo Ascaris lumbricoides, a infecção acontece por meio da ingestão de água e alimento contaminados com ovos embrionários do parasita.

Os ovos acabam habitando o intestino delgado, onde sobrevivem por meio de alimentos ingeridos pelo indivíduo parasitado. 

Ancilostomíase (Amarelão): Doença ocasionada pela presença dos parasitas Ancylostoma duodenale e Necator americanus, que medem cerca de 10 mm. Eles habitam a parede da mucosa do intestino delgado dos parasitados, onde se alimentam de sangue. 

Os ovos acabam sendo eliminados pelo indivíduo parasitado, que posteriormente se transformam em larvas. Eles acabam penetrando-se através da pele, das veias e chegam até o coração. A partir daí, seguem para os pulmões, significando um risco grande de doenças graves. Vale destacar que o principal sintoma dessa doença é a anemia. 

Filariose ou elefantíase: Provocada pelo parasita Wuchereria bancrofti. Nesse caso, os nematelmintos acabam promovendo a inflamação dos vasos linfáticos, bloqueando a drenagem de linfa. 

Por conta do acúmulo de linfa, ocasionam o inchaço nos pés, pernas, mamas e bolsa escrotal. Sua transmissão ocorre pela picada de mosquito infectado.

Bicho-geográfico (Larva migrans cutânea): Doença transmitida pelo parasita Ancylostoma braziliense, presente no intestino de gatos e cachorros. A larva pode provocar uma lesão com contorno irregular, parecida com um mapa. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre os nematelmintos?

Não deixe de ler também – Auxílio emergencial 2021: NOVO grupo é liberado a sacar 4ª parcela

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.