Biologia: Entenda a enzima catalase 

A enzima catalase está presente em praticamente todos os seres vivos, sendo a responsável pela decomposição do peróxido de hidrogênio. 

Além disso, encontra-se a catalase na organela peroxissomos, presente em células de animais e vegetais. 

Devido sua grande importância a enzima catalase poderá surgir em questões do Enem “Exame Nacional do Ensino Médio” e demais vestibulares do país todo. Por isso, acompanhe o artigo e conheça mais sobre o assunto!

Importância da catalase

A catalase realiza a decomposição do peróxido de hidrogênio, também conhecido como “água oxigenada”, ou seja, a oxigênio e água formando a seguinte reação química:

2 H2O2 + CATALASE ? 2 H2O + O2

Essa função tem extrema importância justamente por conta do peróxido de hidrogênio ser uma substância tóxica para as células. Ademais, a catalase produz água e oxigênio, ambas benéficas para o organismo dos seres vivos. 

Quando realiza a decomposição a catalase bloqueia a ação tóxica do peróxido de hidrogênio e equilibra a produção no organismo.  

Além disso, no fígado, os peroxissomos e a ação da enzima ajudam na produção de sais biliares e no bloqueio das substâncias tóxicas. 

Dessa maneira, considera-se a catalase uma das enzimas mais importantes presente nas células. 

Afinal, apenas uma molécula  de catalase pode decompor milhões de moléculas de peróxido de hidrogênio, demonstrando uma enorme importância para o organismo dos seres vivos. 

Dessa maneira, o bom funcionamento do fígado e dos rins depende em grande parte das ações da catalase. Afinal, encontra-se muitos peroxissomos fundamentais na desintoxicação do organismo. 

Curiosidades 

Uma das funções da água oxigenada é a sua utilização para limpeza de ferimentos. 

Ou seja, utiliza-se o material sobre a pele ferida e logo em seguida pode-se observar a formação de uma espuma de bolhas por meio da liberação do oxigênio. 

A saber, isso acontece justamente por ser o momento em que a enzima está em ação no organismo. 

Está enzima assim como as outras possuem natureza proteica, tornando-se intensos catalisadores biológicos auxiliando nas reações e atuando na redução dos substratos enzimáticos. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Biologia: Diferenças entre células vegetais e animais

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.