Biologia: Diferenças entre anatomia e fisiologia

Anatomia e fisiologia consistem em duas disciplinas de biologia relacionadas. Muitos cursos universitários os ensinam juntos, então é fácil se confundir sobre a diferença entre eles. Simplificando, trata-se do estudo da estrutura e identidade das partes do corpo, enquanto a fisiologia é o estudo de como essas partes funcionam e se relacionam umas com as outras.

A anatomia é um ramo do campo da morfologia. A morfologia abrange a aparência interna e externa de um organismo (por exemplo, sua forma, tamanho, padrão), bem como a forma e a localização de estruturas externas e internas (por exemplo, ossos e órgãos.

Um especialista em anatomia recebe o nome de anatomista. Os anatomistas coletam informações de organismos vivos e falecidos, normalmente usando dissecação para dominar a estrutura interna.

Os dois ramos da anatomia são anatomia macroscópica e anatomia microscópica. A anatomia macroscópica se concentra no corpo como um todo e na identificação e descrição de partes do corpo grandes o suficiente para a visão a olho nu.

Já a anatomia microscópica concentra-se nas estruturas celulares, que podem ser observadas por meio da histologia e vários tipos de microscopia.

Como a fisiologia se junta à anatomia

Os fisiologistas precisam entender a anatomia porque a forma e a localização das células, tecidos e órgãos estão relacionados à função. Na universidade, essa matéria tende a aparecer nas aulas primeiro. Mas outros, a saber, a anatomia pode aparecer como um pré-requisito para a fisiologia.

De modo geral, o estudo da fisiologia requer espécimes e tecidos vivos. Enquanto um laboratório de anatomia se preocupa principalmente com a dissecção, um laboratório de fisiologia pode incluir experimentação para determinar a reação das células ou sistemas à mudança.

Existem muitos ramos da fisiologia. Por exemplo, um fisiologista pode se concentrar no sistema excretor ou no sistema reprodutivo.

Anatomia e fisiologia trabalham lado a lado. Um técnico de raio-x pode descobrir um caroço incomum (alteração na anatomia macroscópica), levando a uma biópsia na qual o tecido seria examinado em um nível microscópico para anormalidades (anatomia microscópica) ou um teste procurando um marcador de doença na urina ou sangue (fisiologia).

E então, gostou de conhecer mais sobre anatomia e fisiologia?

Não deixe de ler também – Biologia: O que estudar sobre anatomia humana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.