Biogás: O que estudar sobre esse tipo de energia

O biogás e biocombustível tem origem biológica, ele é usado como uma fonte de energia e combustível. Além disso, é considerado uma fonte de energia renovável. 

A saber, ele é produzido por meio de uma mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano. Trata-se de uma fonte muito utilizada no mundo todo. 

O biogás poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Produção do Biogás

A produção do biogás acontece de forma natural através de ações das bactérias em materiais orgânicos, ou seja, lixo doméstico orgânico, resíduos industriais que possuem origem vegetal, esterco de bichos, entre outros. 

Em contrapartida, a produção do biogás também ocorre artificialmente. Para conseguir realizar esse trabalho, necessita da utilização de um biodigestor anaeróbico. 

O equipamento é um tipo de reator químico para produzir reações químicas de origem biológica. 

Vale dizer que ele veio a se tornar uma alternativa para substituir outros tipos de gases de origem mineral como o GLP, popularmente conhecido como o gás de cozinha, tal qual o gás natural. 

A saber, várias substâncias orgânicas podem ser usadas para produzir o biogás. Veja alguns exemplos:

  • Parte orgânica do lixo urbano 
  • Lodo de estação de tratamento de esgoto 
  • Fezes de animais 
  • Vinhaça
  • Resíduos orgânicos oriundos da indústria 

Vantagens e Desvantagens

A principal vantagem do uso do biogás está ligada à sustentabilidade, pois trata-se de uma fonte de energia limpa e renovável, produzida através do lixo. 

Ou seja, uma fonte inesgotável e menos poluente que o gás natural, por exemplo. Além disso, tornou-se uma opção para reduzir o lixo no planeta e ajudar no combate a diversas doenças, assim como a contaminação do solo, água e ar. 

Uma das desvantagens do uso do biogás é a presença elevada de metano e dióxido de carbono (CO2), o que pode corroborar significativamente para o aumento do efeito estufa. 

No entanto, mesmo que o processo para conseguir biogás seja poluente, quando comparado com combustíveis fósseis é bem menor. 

Curiosidades

O biogás pode ser uma alternativa para geração de energia elétrica. Contudo, ele precisa da utilização de geradores específicos. 

O uso do biogás é mais vantajoso quando comparado com o gás de cozinha. Pois ele consegue gerar energia, gastando menos. 

Por fim, vale dizer que a utilização de biogás ainda é extremamente pequena no Brasil. Segundo o Ministério de Minas e Energia, em 2019 o país gerou cerca de 125 MW, ou seja, somente 0,09% da energia gerada no país. 

E então, gostou de conhecer mais sobre o assunto?

Não deixe de ler também – Biomassa: O que estudar sobre essa produção de energia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.