Biogás: Tópicos importantes sobre o assunto 

O biogás é um combustível de origem biológica, usado como fonte de energia. Vale destacar que ele é considerado uma fonte de energia renovável. 

Sua produção ocorre através de uma mistura gasosa de dióxido de carbono com gás metano. Nos últimos anos tornou-se muito utilizado nos quatro cantos do mundo. 

Por ser uma fonte de energia renovável, o biogás poderá aparecer em provas de vestibulares e no Enem. Por isso acompanhe o artigo e saiba mais sobre o assunto!

Biogás: Entenda sua produção

A produção do biogás ocorre de maneira natural por meio de ações de bactérias em materiais orgânicos, como o lixo doméstico, resíduos industriais que têm origem vegetal, entre outros. 

Todavia, a produção do biogás também pode acontecer de modo artificial, por meio de um biodigestor anaeróbico.

A saber, esse equipamento é como uma espécie de reator químico que produz reações químicas de origem biológica. 

Entretanto, vale destacar que o biogás tornou-se uma alternativa para substituir os gases de origem mineral, como por exemplo o gás de cozinha muito utilizado no Brasil. 

Além disso, diversas substâncias orgânicas são utilizadas na produção do biogás, como por exemplo:

  • Parte orgânica do lixo urbano 
  • Lodo presente nas estações de esgoto 
  • Fezes de bichos 
  • Vinhaça
  • Resíduos orgânicos da indústria 

Vantagens e Desvantagens

O biogás é um material sustentável. Afinal, trata-se de uma fonte de energia limpa e renovável, pois sua produção ocorre através do lixo. 

Trata-se de uma fonte infindável e menos poluente que o gás natural. Ademais, acaba sendo uma opção para reduzir o lixo na Terra, ajudando no combate a várias doenças, assim como a contaminação do solo, água e ar. 

Em contrapartida, o biogás possui elevada presença de metano e dióxido de carbono (CO2), elementos que contribuem para o aumento do efeito estufa. 

Contudo, mesmo que os processos que envolvem a produção do biogás sejam poluentes, quando comparado com combustíveis fósseis é muito menor. 

Além disso, o biogás pode ser uma alternativa para a geração de energia elétrica. No entanto, deve-se utilizar geradores específicos. 

Por fim, o biogás vem sendo pouco utilizado no Brasil. Segundo dados do Ministério de Minas e Energia em 2019 gerou-se apenas 125 MW, cerca de 0,09% da energia produzida por aqui. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre biogás?

Não deixe de ler também – Energia Heliotérmica: O que estudar sobre o tema

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.