Você sabe quais os benefícios de ter uma conta MEI? Provavelmente você já deve saber o que significa ser MEI e quais as vantagens e benefícios. Mas, e a conta para pessoa jurídica? Confira a seguir e veja tudo a respeito do tema.
Você conhece todos os benefícios de ter uma conta MEI?
O MEI (Microempreendedor Individual) é tido como um modelo empresarial simplificado que foi criado em 2009 com o intuito de formalizar os profissionais que trabalham por conta própria (autônomos) e os pequenos empreendedores. Dessa forma, o microempresário ganhou o direito de criar um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) próprio e atuar como empresa. Assim, pode acessar os direitos trabalhistas em que são oferecidos benefícios através da Previdência Social. Além disso, ainda consegue emitir notas fiscais para comprovar as suas transações de negócio.
A conta MEI, na verdade, se configura como um tipo de serviço que é oferecido pelos bancos para que os empreendedores e trabalhadores autônomos possam realizar a administração financeira do seu negócio. Sendo assim, a conta MEI consiste, basicamente, em uma conta bancária empresarial.
Apesar de toda a burocracia, existem vários benefícios e facilidades que são direcionadas para o MEI quando é efetuada a abertura de uma conta bancária empresarial.
Com isso, selecionamos alguns dos benefícios que o microempresário pode usufruir ao abrir uma conta MEI. Confira!
Gratuidade de serviços básicos
Esse tipo de conta não realiza cobranças pela abertura ou por sua manutenção. Sendo assim, você tem que pagar por anuidades e nem qualquer taxa para emissão de boletos ou realização de depósitos.
Além disso, as transferências TED e DOC não possuem taxas, como normalmente ocorre com as contas de pessoas físicas. Esse fato facilita a vida dos microempresários, pois a quantidade transferências são altas e termina por economizar tempo e dinheiro.
Monitoração da Receita Federal
A Receita Federal está criando cada vez mais formas de monitorar a movimentação bancária dos cidadãos, o que não é exatamente um problema, caso você mantenha os pagamentos das suas tarifas em dia.
A grande questão é que, se você estiver usar a sua conta de pessoa física, podem ter algumas movimentações barradas ou taxadas, o que pode atrasando o seu negócio. Assim, você mantém bem separado o que é do CPF e o que vale para o seu CNPJ.
Por isso, a conta MEI possui essa vantagem.
Condições especiais de tarifas bancárias
Caso a sua conta MEI seja digital, outra vantagem é que as tarifas tendem a ser mais baixas quando comparadas às contas de pessoas físicas.
Por exemplo, o saque em bancos 24h que costuma ser taxado. Além disso, você pode pagar por anuidades da própria conta ou até para fazer o saque em questão. Isso não ocorre no caso da conta MEI. Então, esses saques podem ter tarifas mais baixas ou até nenhuma, dependendo do banco especificado.
O mesmo vale para o cartão de crédito da empresa, pois você não paga nenhum tipo de taxa ou de anuidade.
Separação das suas finanças pessoais e das suas finanças profissionais
Esse benefício diz respeito à sua organização pessoal, pois, ao manter apenas uma conta, você pode se confundir na hora de direcionar o dinheiro para cobrir custos empresariais ou deixar em suas contas pessoais.
Além disso, você vai conseguir determinar mais especificamente o seu salário real como empresário, pois assim terá mais noção do seu planejamento financeiro.
Menos burocracia e mais segurança
Essa vantagem é uma consequência de todas as outras acima. Afinal, a ausência de tarifas e de outras taxas de funcionamento, que poderiam barrar as suas transações, conferem uma menor burocracia para a gestão da sua empresa.
Ainda, como as transações bancárias empresariais são de valores maiores, as contas MEI possuem um melhor algoritmo de segurança e de proteção de dados.
Assim, você se mantém seguro para evitar fraudes bancárias ou qualquer imprevisto que venha a ocorrer nas movimentações.
Credibilidade com os clientes
A regulamentação do seu negócio é um fator fundamental para que haja uma boa impressão da empresa para o cliente. Associe seu número do CNPJ a uma conta bancária para realizar as transações, pois isso gera uma maior confiabilidade para o cliente, exatamente por demonstrar que a empresa está formalizada e trabalha com seriedade.
Credibilidade com os clientes
A regulamentação do seu negócio é um fator fundamental para que se tenha uma boa impressão da empresa para o cliente. Ter um CNPJ associado à conta bancária traz mais confiança para o cliente, exatamente por demonstrar que a empresa trabalha com seriedade.
O cliente, normalmente, também possui noção dessa maior segurança e vai se sentir mais confortável no momento de fechar o negócio. Dessa forma, você passa uma imagem forte e clara de profissionalismo e, assim, deixa claro que você e sua empresa não estão no mercado para brincadeira. Além disso, também mostra que sua postura corresponde a um modelo de trabalho mais sério e respeitável.