Beneficiários do CADÚNICO recebem uma SURPRESA ESPECIAL do governo

Kit Antena Digital pode beneficiar milhares de brasileiros. Veja como adquirir.

Uma surpresa será enviada pelo Governo Federal aos beneficiários do CadÚnico (Cadastro Único). A população de menor poder aquisitivo comemorou a oportunidade de receber um conjunto de antenas digitais. Esse recurso chega para aprimorar as atividades de lazer das famílias do Brasil, acompanhando o avanço da tecnologia 5G.

A chegada do 5G ao país já trouxe uma série de vantagens. Entre elas, destaca-se o sinal de TV. No entanto, para ter acesso a uma imagem de alta qualidade, tornou-se necessário substituir a antena parabólica tradicional pelo conjunto de antenas digitais. A obtenção desse equipamento ficou ainda mais fácil por meio do CadÚnico.

Com a implementação da nova rede, informações oficiais apontam que a transição da televisão tradicional de Banda C para Banda KU já é uma realidade. O objetivo é promover melhorias tanto na qualidade da imagem quanto do som do aparelho. Contudo, para isso, é preciso utilizar aparelhos modernos, e é exatamente nesse aspecto que o Cadastro Único prestará assistência.

Evidentemente, nem todos os cidadãos brasileiros têm condições financeiras para arcar com os custos da substituição desses equipamentos. Com isso em mente, o Governo Federal decidiu disponibilizar gratuitamente o conjunto de antenas digitais para os cidadãos de baixa renda por meio do programa Siga Antenado.

Quais são os cidadãos que podem se cadastrar no CadÚnico?

Primeiramente, o CadÚnico é um sistema do Governo Federal que reúne dados sobre a população de menor poder aquisitivo e em situação de vulnerabilidade social. O indivíduo cadastrado nessa base de informações terá acesso a uma variedade de vantagens no contexto social.

A família que deseja efetuar sua inscrição deve apresentar uma remuneração mensal de até metade do salário mínimo por pessoa. Isso quer dizer, R$ 660,00, ou três salários mínimos como renda familiar, equivalente a R$ 3.960,00.

Se o grupo familiar estiver dentro das condições estabelecidas, é suficiente para procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo, localizado no município de residência. Cabe destacar que é bastante frequente haver diversas unidades espalhadas pela cidade, com o propósito de melhor atender cada região.

Veja como fazer a inscrição

Para realizar a inscrição, é necessário seguir os seguintes requisitos:

  • Ter um indivíduo responsável pela família para responder às indagações do cadastro. Esse indivíduo deve fazer parte do grupo familiar, residir no mesmo domicílio e possuir idade mínima de 16 anos;
  • Para o responsável familiar, preferencialmente uma mulher, é indispensável apresentar o CPF ou o Título de Eleitor;
  • Exceção – No caso de responsáveis por famílias indígenas e quilombolas, é aceitável a apresentação de qualquer um dos documentos a seguir. Não é obrigatório ser o CPF ou o Título de Eleitor.

Adicionalmente, é essencial apresentar ao menos um dos documentos abaixo de todos os membros da família:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.

Também é necessário apresentar durante a inscrição um comprovante de residência recente, dos últimos três meses. Pode ser uma fatura de energia ou água. É fundamental que a família mantenha os dados atualizados em caso de qualquer alteração, ou no máximo a cada dois anos.

Como pedir o kit antena digital?

É possível efetuar a solicitação por meio da central de atendimento da Anatel, utilizando o número de telefone 0800-729-2404. Outra opção para solicitar o equipamento é por meio da internet, acessando o website do programa Siga Antenado através do link.

Para acessar o website, siga o seguinte procedimento:

  1. Localize o menu no canto superior esquerdo da tela;
  2. Em seguida, selecione a opção “Programa de distribuição de conjuntos gratuitos”;
  3. Após isso, clique em “Realize agendamento aqui”;
  4. Na página seguinte, escolha a forma de identificação, utilizando o CPF ou o Número de Identificação Social (NIS).

A última etapa requer que o beneficiário do CadÚnico responda a um questionário e indique o dia e horário para a instalação da antena digital. Assim, é necessário aguardar a visita do técnico especializado para realizar a verificação e determinar se é necessário ou não substituir o dispositivo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.