O Banco Central (BC) lançou um alerta neste domingo (8) para todos os cidadãos brasileiros. Segundo as informações da instituição, golpistas estão se aproveitando deste momento para conseguir aplicar fraudes no sistema de Valores a Receber, mais conhecido como o Dinheiro Esquecido.
Segundo informações da Polícia Federal (PF), os criminosos estariam usando as redes sociais para enganar as pessoas. O sistema da polícia identificou um aumento nas buscas sobre mensagens falsas sobre este serviço específico, o que gerou uma preocupação por parte da instituição.
Os golpistas estão entrando em contato com as pessoas afirmando que elas possuem uma quantia de valores a receber, ou seja, uma espécie de saldo esquecido em alguma conta antiga. A mensagem afirma que os criminosos podem enviar este suposto dinheiro através do sistema de pix.
Eles também afirmam que se o cidadão não enviar os seus dados rapidamente, a quantia ficaria retida e o indivíduo não mais poderia usar a saldo. Segundo o Banco Central, este sistema de cobrança não existe, e em nenhum caso o dinheiro poderia ficar retido, já que se trata de uma quantia que pertence ao trabalhador.
Narração
Segundo relatos de pessoas que já receberam as mensagens dos golpistas, os criminosos estariam usando um link com supostos relatos de cidadãos que já teriam feito o resgate através desta mensagem pela internet.
Ao clicar nesta página, o cidadão é direcionado imediatamente para uma espécie de formulário. Neste documento, o cidadão precisa escrever o seu nome e também informar o seu CPF. É justamente neste sentido que a fraude acontece.
A PF informa ainda que ao enviar estes documentos, o valor que aparece para o suposto saque é de R$ 1.915. Todas as vítimas que denunciaram o golpe apresentaram este mesmo valor no Boletim de Ocorrência.
Riscos
Ao enviar o documento por este meio, os golpistas poderão usar o número do CPF para realizar uma série de golpes como abertura de contas correntes em bancos, acessar cartão de crédito e até mesmo o cheque especial das vítimas para abrir empresas fantasmas.
Ao clicar no link, o cidadão também poderá expor o seu celular aos criminosos. Afinal de contas, eles poderão instalar alguns vírus nos dispositivos para conseguir ter acesso a ainda mais detalhes sobre a vítima.
Para evitar os riscos de golpes, a dica da PF é não clicar em links enviados por terceiros em meios digitais. Além disso, também é importante desconfiar das supostas promoções que prometem a distribuição de dinheiro fácil.
Sistema de Valores a Receber
O Sistema de Valores a Receber existe, mas ele está oficialmente suspenso desde maio do ano passado. Naquele momento, a paralisação aconteceu por causa da greve dos servidores do BC. Mesmo depois do fim da paralisação, o sistema ainda não foi retomado.
O Banco Central (BC) disse ainda que em breve deverá divulgar uma nova data para a reabertura do sistema, para que novas consultas possam ser feitas. Eles também divulgarão em breve a data para o resgate de saldos existentes, bem como as novas informações sobre os chamados valores falecidos.