O Ministério da Educação (MEC) informou que o Banco Mundial selecionou o Brasil para compor o grupo de países participantes de estudo sobre recuperação de aprendizagens. A Avaliação do Enfrentamento da Crise de Aprendizagem: Lições do Apoio do Banco Mundial para a Educação Básica (2012-2022) contará com a participação de 10 países.
O estudo está sendo promovido pelo Grupo Independente de Avaliação (IEG) do Banco Mundial. De acordo com o MEC, a seleção do Brasil é fruto de uma ação da pasta para “mitigar os impactos da crise sanitária no setor: o Plano Nacional de Recuperação das Aprendizagens na Educação Básica. Uma política moderna, que garante apoio técnico e pedagógico aos profissionais da educação”.
A pasta informou ainda que uma parte do estudo consistirá nas entrevistas com o pessoal relevante do Banco Mundial e outras partes interessadas. Nesse sentido, incluirá contrapartes governamentais, acadêmicas, think tanks, e organizações da sociedade civil.
O período para realização das entrevistas virtuais será nos meses de setembro e outubro de 2022. O relatório final de avaliação deve ser entregue até o final do ano fiscal.
De acordo com o MEC, o estudo vai analisar também o apoio dado pelo Banco Mundial ao Brasil para as ações de melhoria da qualidade da educação básica. As ações de enfrentamento da crise gerada pela pandemia da covid-19 nos resultados de aprendizagem também serão avaliadas no estudo.
Ainda segundo a pasta, o estudo também vai contemplar as Operações relevantes na Unidade de Gerenciamento do país relacionadas à Prática Global de Educação (GP).
Com informações do Ministério da Educação.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Fuvest prorroga o período de inscrição para o Vestibular 2023 da USP; veja aqui novo prazo.