Banco do Brasil abre concurso com 6 mil vagas
4 mil vagas serão imediatas e o restante será para cadastro de reserva.
No dia 23 de dezembro, o Banco do Brasil publicou novo edital para concurso público.
O certame contará com um total de 6 mil vagas, sendo 4 mil delas imediatas. Assim, o restante, 2 mil vagas, será para formação de cadastro de reserva. Isso significa que, enquanto durar a validade do concurso, será possível chamar candidatos com aprovação, de acordo com a necessidade do Banco do Brasil.
Estas oportunidades se destinam a lotações em todo o país, incluindo os 26 estados e o Distrito Federal.
Todas as vagas serão para o cargo de Escriturário, contudo, que se divide em Agente de Tecnologia e/ou Agente Comercial. Desse modo, é necessário que o candidato conte, ao menos, com nível médio de escolaridade.
As inscrições se iniciaram no dia 23 de dezembro, mesmo dia da publicação do edital, e vão até 24 de fevereiro de 2023. Isto é, dando dois meses para que os candidatos se inscrevam e se preparem para a seleção.
Veja também: Caruaru (PE) abre concurso para área fiscal com cargos de nível médio e superior
Entenda melhor como será o concurso, abaixo.
Como é o cargo de Escriturário do Banco do Brasil?
Todas as 6 mil vagas do concurso do Banco do Brasil serão para o cargo de Escriturário. No entanto, é importante lembrar que, de acordo com o edital:
“O cargo de Escriturário possui nomenclaturas específicas para uso no relacionamento com o mercado, que variam de acordo com a unidade em que o Escriturário está lotado”.
Nesse sentido, as oportunidades serão para Agente de Tecnologia e Agente Comercial. Esta função, portanto, conta com uma remuneração de R$ 3.622,23 e com 30 horas de jornada de trabalho por semana.
Além disso, o profissional poderá contar com:
- Participação nos lucros ou resultados
- Vale-transporte
- Auxílio-creche
- Ajuda alimentação/refeição
- Auxílio a filho com deficiência
- Previdência complementar
- Acesso à plano de saúde, plano odontológico básico e à programas de educação e
capacitação - Possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional
Algumas das atribuições do cargo são, por exemplo:
- Prestação de orientações aos clientes sobre produtos e serviços do Banco do Brasil.
- Execução de análise e conferência de documentos.
- Preparação de correspondências e de documentos.
- Execução de aplicações financeiras de clientes.
- Recolhimento e manipulação de informações cadastrais e dados estatísticos.
Como serão as etapas do certame?
O concurso do Banco do Brasil contará com as seguintes etapas:
- Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
- Redação, de caráter classificatório.
Veja também: Concurso Câmara de Ilhéus tem TAC assinado e edital pode sair a qualquer momento
Ambas as fases acontecerão no mesmo dia, com previsão de aplicação para 23 de abril, com um total de 5 horas de duração. No entanto, a correção da redação apenas ocorrerá para aqueles com aprovação na primeira fase.
Prova do Banco do Brasil terá 70 questões
A primeira fase do certame do Banco do Brasil será a Prova Objetiva.
Assim, os candidatos deverão responder 70 questões que se dividem em:
- Conhecimentos Básicos, com 25 questões.
- Conhecimentos Específicos, com 45.
Nesse sentido, o bloco de Conhecimentos Básicos consistirá em:
- Língua Portuguesa, com 10 questões.
- Língua Inglesa, com 05 questões.
- Matemática, com 05 questões.
- Atualidades do Mercado Financeiro, com 05 questões.
No entanto, o conteúdo dos exames do Banco do Brasil irá variar de acordo com o cargo, no caso do bloco de Conhecimentos Específicos. Portanto, para Agente Comercial, serão as disciplinas de:
- Matemática Financeira, com 05 questões.
- Conhecimentos Bancários, com 10 questões.
- Conhecimentos de Informática, com 15 questões.
- Vendas e Negociação, com 15 questões.
Já no caso do Agente de Tecnologia, os Conhecimentos Específicos abordarão:
- Probabilidade e Estatística, com 05 questões.
- Conhecimentos Bancários, com 05 questões.
- Tecnologia da Informação, com 35 questões.
É importante, assim, que o candidato confira o conteúdo programático no edital.
Redação será corrigida em seguida
Com a conclusão da primeira etapa do certame do Banco do Brasil, haverá a classificação dos candidatos de acordo com:
- Microrregião ou macrorregião em que concorreram.
- Total de pontos que fizeram.
Desse modo, haverá a eliminação daqueles que:
- Acertaram menos que 50% do total de pontos em toda a prova objetiva.
- Acertaram menos do que 50% dos pontos de cada bloco.
- Obtiveram nota zero em qualquer das disciplinas.
Então, haverá a correção da redação daqueles que, além de se aprovarem, se classificarem, ou seja, estando:
- Em posição dentro do triplo do somatório total de número de vagas imediatas e do número de cadastro de reserva.
Portanto, a segunda fase de redação será apenas de caráter eliminatório, com uma pontuação total de 100 pontos, sendo necessário obter 70.
A redação se dará dentro de um modelo dissertativo-argumentativo, avaliando:
- Adequação ao tema
- Adequação ao tipo de texto
- Emprego apropriado de mecanismos de coesão
- Capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema
- Pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão
Assim, o resultado desta fase do concurso do Banco do Brasil sairá no dia 14 de julho.
Com a homologação do certame, sua validade se dará por um ano, podendo se prorrogar por igual período. É neste momento que poderá ocorrer a convocação do cadastro de reserva.
Como se inscrever?
Aqueles que desejam concorrer às oportunidades do Banco do Brasil deverão se inscrever na seleção.
Dessa maneira, a fim de realizar a inscrição é necessário:
- Primeiramente, acessar o edital do concurso e estar ciente de todas as suas regras e critérios. Para tanto, basta que o candidato acesso o site da Fundação CESGRANRIO, ou seja, a banca examinadora da seleção.
- Então, o cadastro deve ocorrer dentro do período correto de 23 de dezembro a 24 de fevereiro, de forma online, também no site da banca examinadora. Nesse sentido, o candidato deverá preencher um formulário com seus dados e documentos.
- Por fim, é necessário pagar a taxa de inscrição a fim de efetivá-la. É possível, portanto, fazê-la no formato de boleto bancário ou de transferência por PIX.
Veja também: Concurso BRDE libera edital com salários acima de R$ 9 mil
A taxa será no valor de R$ 50 para todos os candidatos. No entanto, é possível pedir isenção deste valor até o dia 03 de janeiro, apenas no caso daqueles que:
- Comprovarem inscrição no Cadastro Único, por meio de seu NIS (Número de Identificação Social).
- Forem membros de “família de baixa renda”, de acordo com critérios legais.
- Forem doadores de medula óssea, de acordo com critérios legais.
Desse modo, é necessário apresentar documentos que comprovem estes requisitos no momento da inscrição.