Banco do Brasil abre concurso com 6 mil vagas - Notícias Concursos

Banco do Brasil abre concurso com 6 mil vagas

4 mil vagas serão imediatas e o restante será para cadastro de reserva.

No dia 23 de dezembro, o Banco do Brasil publicou novo edital para concurso público.

O certame contará com um total de 6 mil vagas, sendo 4 mil delas imediatas. Assim, o restante, 2 mil vagas, será para formação de cadastro de reserva. Isso significa que, enquanto durar a validade do concurso, será possível chamar candidatos com aprovação, de acordo com a necessidade do Banco do Brasil.

Estas oportunidades se destinam a lotações em todo o país, incluindo os 26 estados e o Distrito Federal.

Todas as vagas serão para o cargo de Escriturário, contudo, que se divide em Agente de Tecnologia e/ou Agente Comercial. Desse modo, é necessário que o candidato conte, ao menos, com nível médio de escolaridade.

As inscrições se iniciaram no dia 23 de dezembro, mesmo dia da publicação do edital, e vão até 24 de fevereiro de 2023. Isto é, dando dois meses para que os candidatos se inscrevam e se preparem para a seleção.

Veja também: Caruaru (PE) abre concurso para área fiscal com cargos de nível médio e superior

Entenda melhor como será o concurso, abaixo.

Como é o cargo de Escriturário do Banco do Brasil?

Todas as 6 mil vagas do concurso do Banco do Brasil serão para o cargo de Escriturário. No entanto, é importante lembrar que, de acordo com o edital:

“O cargo de Escriturário possui nomenclaturas específicas para uso no relacionamento com o mercado, que variam de acordo com a unidade em que o Escriturário está lotado”. 

Nesse sentido, as oportunidades serão para Agente de Tecnologia e Agente Comercial. Esta função, portanto, conta com uma remuneração de R$ 3.622,23 e com 30 horas de jornada de trabalho por semana.

Além disso, o profissional poderá contar com:

  • Participação nos lucros ou resultados
  • Vale-transporte
  • Auxílio-creche
  • Ajuda alimentação/refeição
  • Auxílio a filho com deficiência
  • Previdência complementar
  • Acesso à plano de saúde, plano odontológico básico e à programas de educação e
    capacitação
  • Possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional

Algumas das atribuições do cargo são, por exemplo:

  • Prestação de orientações aos clientes sobre produtos e serviços do Banco do Brasil.
  • Execução de análise e conferência de documentos.
  • Preparação de correspondências e de documentos.
  • Execução de aplicações financeiras de clientes.
  • Recolhimento e manipulação de informações cadastrais e dados estatísticos.

Como serão as etapas do certame?

O concurso do Banco do Brasil contará com as seguintes etapas:

  • Provas Objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
  • Redação, de caráter classificatório.

Veja também: Concurso Câmara de Ilhéus tem TAC assinado e edital pode sair a qualquer momento

Ambas as fases acontecerão no mesmo dia, com previsão de aplicação para 23 de abril, com um total de 5 horas de duração. No entanto, a correção da redação apenas ocorrerá para aqueles com aprovação na primeira fase.

Prova do Banco do Brasil terá 70 questões

A primeira fase do certame do Banco do Brasil será a Prova Objetiva.

Assim, os candidatos deverão responder 70 questões que se dividem em:

  • Conhecimentos Básicos, com 25 questões.
  • Conhecimentos Específicos, com 45.

Nesse sentido, o bloco de Conhecimentos Básicos consistirá em:

  • Língua Portuguesa, com 10 questões.
  • Língua Inglesa, com 05 questões.
  • Matemática, com 05 questões.
  • Atualidades do Mercado Financeiro, com 05 questões.

No entanto, o conteúdo dos exames do Banco do Brasil irá variar de acordo com o cargo, no caso do bloco de Conhecimentos Específicos. Portanto, para Agente Comercial, serão as disciplinas de:

  • Matemática Financeira, com 05 questões.
  • Conhecimentos Bancários, com 10 questões.
  • Conhecimentos de Informática, com 15 questões.
  • Vendas e Negociação, com 15 questões.

Já no caso do Agente de Tecnologia, os Conhecimentos Específicos abordarão:

  • Probabilidade e Estatística, com 05 questões.
  • Conhecimentos Bancários, com 05 questões.
  • Tecnologia da Informação, com 35 questões.

É importante, assim, que o candidato confira o conteúdo programático no edital.

Redação será corrigida em seguida

Com a conclusão da primeira etapa do certame do Banco do Brasil, haverá a classificação dos candidatos de acordo com:

  • Microrregião ou macrorregião em que concorreram.
  • Total de pontos que fizeram.

Desse modo, haverá a eliminação daqueles que:

  • Acertaram menos que 50% do total de pontos em toda a prova objetiva.
  • Acertaram menos do que 50% dos pontos de cada bloco.
  • Obtiveram nota zero em qualquer das disciplinas.

Então, haverá a correção da redação daqueles que, além de se aprovarem, se classificarem, ou seja, estando:

  • Em posição dentro do triplo do somatório total de número de vagas imediatas e do número de cadastro de reserva.

Portanto, a segunda fase de redação será apenas de caráter eliminatório, com uma pontuação total de 100 pontos, sendo necessário obter 70.

A redação se dará dentro de um modelo dissertativo-argumentativo, avaliando:

  • Adequação ao tema
  • Adequação ao tipo de texto
  • Emprego apropriado de mecanismos de coesão
  • Capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema
  • Pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão

Assim, o resultado desta fase do concurso do Banco do Brasil sairá no dia 14 de julho.

Com a homologação do certame, sua validade se dará por um ano, podendo se prorrogar por igual período. É neste momento que poderá ocorrer a convocação do cadastro de reserva.

Como se inscrever?

Aqueles que desejam concorrer às oportunidades do Banco do Brasil deverão se inscrever na seleção.

Dessa maneira, a fim de realizar a inscrição é necessário:

  • Primeiramente, acessar o edital do concurso e estar ciente de todas as suas regras e critérios. Para tanto, basta que o candidato acesso o site da Fundação CESGRANRIO, ou seja, a banca examinadora da seleção.
  • Então, o cadastro deve ocorrer dentro do período correto de 23 de dezembro a 24 de fevereiro, de forma online, também no site da banca examinadora. Nesse sentido, o candidato deverá preencher um formulário com seus dados e documentos.
  • Por fim, é necessário pagar a taxa de inscrição a fim de efetivá-la. É possível, portanto, fazê-la no formato de boleto bancário ou de transferência por PIX.

Veja também: Concurso BRDE libera edital com salários acima de R$ 9 mil

A taxa será no valor de R$ 50 para todos os candidatos. No entanto, é possível pedir isenção deste valor até o dia 03 de janeiro, apenas no caso daqueles que:

  • Comprovarem inscrição no Cadastro Único, por meio de seu NIS (Número de Identificação Social).
  • Forem membros de “família de baixa renda”, de acordo com critérios legais.
  • Forem doadores de medula óssea, de acordo com critérios legais.

Desse modo, é necessário apresentar documentos que comprovem estes requisitos no momento da inscrição.

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?