Banco Central planeja novas melhorias para o PIX; Confira

No aniversário de 1 ano de funcionamento, o PIX,  sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central (BC), já foi utilizado como método de pagamento, desde estabelecimentos até transações entre amigos,  mais de 1,6 bilhão de vezes e movimentou mais de R$ 4 trilhões.

A ferramenta que permite transferir dinheiro instantaneamente para qualquer um, sem taxa alguma, durante 24h todos os dias da semana incluindo feriados, foi muito bem aceita pela população brasileira e de acordo com as últimas estatísticas divulgadas pelo BC, de setembro de 2021, as transações feitas por PIX superam as realizadas por boletos, TEDs, DOCs e cheques somados.

Durante esse primeiro ano de existência, o PIX já passou por algumas modificações e melhorias. As mais recentes novidades foram as novidades “Pix Saque” e o “Pix Troco”, que estrearam na última segunda-feira (29 de novembro). A modalidade faz com que os usuários consigam sacar ou receber como troco o valor em dinheiro de um pagamento com PIX em um estabelecimento como padaria, supermercado ou mesmo a lojinha do bairro.

Mas tudo indica que as novidades do Pix não devem parar por aí. O Banco Central já anunciou duas atualizações para o próximo ano que são:  implementar atualizações no PIX Cobrança e lançar o débito automático no PIX.

Débito automático PIX e o PIX Cobrança

Sobre as atualizações no PIX Cobrança, o BC afirmou que o upgrade começa a permitir a integração por meio de um arquivo padronizado, facilitando pagamentos em lote. Atualmente, a integração ocorre por meio da API Pix, padronizada pelo próprio BC.

O chefe de inovações financeiras da Fenasbac (Federação Nacional das Associações de Servidores do Banco Central), Rodrigoh Heriques, salienta que cada instituição financeira  tem uma padronização de arquivos de remessa e retorno e, com uma padronização, as empresas que realizam esses tipos de transações serão beneficiadas e terão o trabalho simplificado.

Além disso, já está concluída a implementação do PIX Cobrança com vencimentos para pagamento em data futura, podendo incluir juros, multas, acréscimos, descontos e outros abatimentos.

Já o PIX débito automático, o Banco Central disse que irá implementar a função “para facilitar pagamentos recorrentes”, já que as pessoas podem programar uma transação via PIX para ser paga na data escolhida. Quando chega o dia, o valor é automaticamente debitado do saldo disponível na conta, assim evitando esquecimentos e facilitando ainda mais a vida do usuário.

Transações via PIX sem precisar de internet

Uma das melhores novidades relacionadas ao pix, com certeza está a possibilidade de utilizar o PIX sem internet, já que deve ser a próxima funcionalidade anunciada pelo Banco Central.

De acordo com a instituição, já existem estudos avançados e discussões com a indústria sobre uma forma de iniciação por QR Code gerado pelo pagador em modo offline, o que  viabilizará o pagamento quando o usuário não estiver com sinal de Wi-Fi ou internet móvel.

Em contrapartida, o BC salienta que para o produto ser lançado “é necessário que o sistema de QR Codes seja melhor assimilado pela população em geral”. Ainda não há data definida para a disponibilização da ferramenta.

Por fim, o BC divulgou também que estuda a possibilidade de realizar transações internacionais por meio do PIX, algo que deve levar mais tempo, já que envolve diferentes sistemas de diferentes países e ainda não há um cronograma definido para isso.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.