Banco Central estuda a criação do PIX Internacional (entenda!)

Tecnologia será empregada em vários países da América Latina

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto (PT), fez um anúncio no qual afirmou que o órgão está estudando a possibilidade de criação do PIX Internacional. O objetivo seria formar um grupo de países da América Latina, que utilizariam em conjunto, a mesma forma de pagamento instantâneo.

O anúncio do Banco Central foi feito no final de fevereiro, durante um evento realizado pelo Instituto Brasieliro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Todavia, O PIX Internacional do bloco formado por países estratégicos da região deverá utilizar a mesma tecnologia e modelo brasileiro de transferência financeira.

De acordo com Roberto Campos Neto, “Estamos olhando em como fazer o Pix internacional. Alguns países da América Latina já estão discutindo com a gente como eles vão adotar o PIX. Achamos que vai ter um bloco”. O Banco Central está discutindo a proposta com o Uruguai, Colômbia, Equador e Chile.

Analogamente, o presidente do Banco Central diz que através do PIX Internacional, será possível viajar pelos países e fazer pagamento de compras de produtos e serviços de maneira automática. Dessa maneira, seria resolvido um problema de fronteira, no qual os países formariam um bloco, utilizando a mesma tecnologia.

Bloco regional

A princípio, o Banco Central afirmou que com a utilização do PIX Internacional, o órgão não acredita haver a necessidade de criação de uma moeda única para os países da América Latina. Para o presidente do órgão, a utilização do mesmo modelo de transferência financeira eletrônica, já une a região.

Desse modo, a proposta de criação do PIX Internacional é consequência de uma demanda na qual haveria um aumento da competitividade do mercado de pagamentos internacionais. Sendo assim, haveria um estímulo à inovações tecnológicas no setor financeiro, com vantagens para pessoas físicas e empresas.

Em síntese, as pessoas e organizações que necessitam fazer transações financeiras junto a outros países colheriam os benefícios da nova proposta. Através do PIX Internacional será possível fazer transferências em tempo real em contas, em instituições financeiras de outros países, com rapidez, segurança e economia.

Uma das vantagens da proposta seria a economia de recursos, visto que não haveria intermediários envolvidos, e taxas dos bancos menores que as habituais. Além disso, há a possibilidade de uma maior acessibilidade das transferências financeiras internacionais para pessoas físicas e organizações.

PIX Internacional

Ainda não é possível utilizar o PIX Internacional nas transações financeiras entre os países da América Latina. Entretanto, o projeto está em negociação. De acordo com o Banco Central, a tecnologia deverá ser implementada a partir de 2025. Há um plano do governo brasileiro de digitalizar a economia nacional.

O projeto do Banco Central possui quatro fases, sendo que duas delas têm como objetivo aprimorar a tecnologia empregada no PIX e no Open Finance. Sua implementação deve ser prioridade do Governo Federal, além da internacionalização da moeda, a abertura de capitais e o Real Digital.

Dessa maneira, o Banco Central também busca implementar o “Buy Now Pay Later”, para o PIX, ou em português, compre agora, pague depois. É como se fosse uma modalidade de parcelamento de compras. Haverá também a possibilidade de fazer a programação de pagamentos utilizando a tecnologia.

Atualmente, os modelos mais utilizados de empréstimos financiados ao comprador são mediados por fintechs, que utilizam a inteligência artificial (IA) para coletar dados e informações dos clientes, para que o seu cadastro seja aprovado. Sobre o Real Digital, o presidente do Banco Central afirmou que está em fase de testes.

Conclusão

Analogamente, o Banco Central quer integrar todas as tecnologias em um só sistema, onde será possível, por exemplo, aliar a facilidade do Open Finance ao Real Digital. Aliás, o lastro da moeda terá como base as CBDCs, que são as moedas digitais emitidas por bancos centrais e em depósitos tokenizados.

O plano do Banco Central é de possibilitar aos cidadãos e consumidores, fazer um PIX parcelado em Real Digital para outros países por taxas reduzidas. Dessa maneira, as transações internacionais serão facilitadas, o que pode abrir as portas para a realização de negócios no exterior, com grandes oportunidades.

O PIX Internacional pode ser uma grande estratégia para unir o bloco da América Latina, proporcionando à população, meios de adquirir produtos e serviços em outros países, sem pagar taxas altas para isso. Através do uso da tecnologia de transferência financeira, as empresas e pessoas físicas sairão beneficiadas.   

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.