De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil, a análise de número é o serviço de acompanhamento da análise realizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) de cédulas e moedas em reais que foram recebidas ou retidas pelos bancos. Entenda melhor!
Banco Central: entenda a análise de numerário
O Banco Central informa que a análise de cédulas e moedas compreende os casos listados abaixo:
- cédulas e moedas nacionais identificadas como falsas ou de legitimidade duvidosa;
- cédulas rasgadas e moedas danificadas;
- cédulas manchadas com tinta suspeita de ser proveniente de dispositivo antifurto; e cédulas com defeito de fabricação.
A análise de cédulas e moedas do BCB
Entretanto, o Banco Central ressalta que somente é possível acompanhar o andamento da análise a partir do momento em que a instituição financeira informa, no sistema, os dados da cédula ou moeda.
Dessa forma, em casos de consultas feitas por pessoa jurídica, o CNPJ a ser informado deve ser o mesmo registrado na Receita Federal como responsável pela empresa.
O significado dos status das análises
Além disso, ao consultar o andamento da análise, a situação do numerário será exibida. O Banco Central relacionou o significado de cada uma , confira a seguir:
- a ser encaminhado: a cédula ainda não foi enviada ao BCB pela instituição financeira;
- recebido: a cédula foi recebida fisicamente no BCB ;
- examinado: a cédula foi avaliada pelo BCB e o seu resultado foi publicado, sendo legítima ou falsa; e
- excluído: o registro da cédula foi excluído, pois foi identificado erro de dados, duplicidade de registro, ou outro motivo.
Sobre o prazo para exame de cédulas identificadas como falsas ou de legitimidade duvidosa
O Banco Central informa que os bancos devem reter e encaminhar ao BCB as cédulas que provocarem dúvidas em relação à sua legitimidade. Assim sendo, quando a retenção da cédula ocorrer nas praças onde o BCB possui representação (Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Belém), o prazo máximo para encaminhamento é de 30 dias corridos contados a partir da data em que a cédula foi retida pelo banco; e de, no máximo, 45 dias corridos nas praças onde não há representação do BCB (demais cidades). O prazo para conclusão da análise é de, no máximo, 20 dias corridos a partir da data do recebimento da cédula pelo BCB.
Todavia, o BCB ressalta que, em razão da pandemia de Covid-19, os prazos de análise pelo BCB encontram-se suspensos temporariamente. Por este motivo, a conclusão da análise pode se dar em um prazo maior que o normal, informa o Banco Central do Brasil em seu site oficial.