Banco Central define nova data para acesso ao Registrato via Conta Gov
O Banco Central do Brasil definiu uma nova data para acesso ao Registrato através da Conta Gov. Confira informações oficiais!
De acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), o acesso ao sistema Registrato teve sua data alterada para o dia 1º de março.
Banco Central define nova data para acesso ao Registrato via Conta Gov
O Banco Central do Brasil (BCB) alterou a data de acesso ao sistema Registrato de forma exclusiva pela Conta Gov. Sendo assim, a data prevista era 1º de fevereiro e atualmente é 1º de março de 2023.
Segundo destaca o Banco Central do Brasil (BCB), os usuários que possuem login no Registrato poderão utilizar esse login para acessar o sistema até o final do mês de fevereiro. O Banco Central do Brasil (BCB) explica que o adiamento da data ocorreu para que o cidadão se adapte ao novo formato de acesso ao Registrato.
Histórico financeiro
O sistema Registrato é importante para o cidadão consultar informações sobre empréstimos, chaves Pix cadastradas no seu nome e para entender o relacionamento que possui no sistema financeiro de forma geral.
Além disso, a instituição destaca que o portal Gov é gratuito e é importante que o cidadão faça o cadastro, já que o objetivo do Governo é centralizar diversos serviços na Conta Gov.
Sisbacen
Além disso, o acesso ao Sisbacen para pessoa física também foi adiado para o dia 1º de março. Sendo assim, durante o mês de fevereiro, poderá continuar acessando o sistema Sisbacen pelo mesmo login do Registrato.
RSS
Contudo, as mudanças nos acessos aos sistemas Registrato e Sisbacen não alteram as informações públicas do Banco Central do Brasil (BCB), já que as mesmas continuarão sendo divulgadas no seu portal oficial ou por meio do sistema RSS (Really Simple Syndication).
Protocolo Digital e Registro Declaratório Eletrônico
Segundo informações oficiais, o RSS permite que o cidadão tenha acesso a conteúdos em tempo real e atualizados, bem como, obtenha notícias sobre cotações e indicadores publicados no site do Banco Central do Brasil (BCB). Para os sistemas Protocolo Digital e Registro Declaratório Eletrônico, o login Sisbacen para pessoa jurídica continua válido.
Cadastros da Pessoa Jurídica (PJ)
O Banco Central do Brasil (BCB) destaca que novos cadastros de PJ no login Sisbacen poderão ocorrer por meio do autocadastro, com a utilização do certificado digital do tipo A1 ou A3.
Por fim, o acesso ao Registrato também pela pessoa jurídica deverá ser feito somente por meio da Conta Gov a partir de março de 2023, destaca o Banco Central do Brasil (BCB) através de comunicado oficial.