Foi reaberto o sistema de consulta a valores esquecidos em bancos, nesta terça-feira, 28 de fevereiro. Sendo assim, de acordo com o Banco Central, apenas no primeiro dia de reabertura foram realizadas mais de 5 milhões de consultas. No entanto, em 73,4% dessas consultas nenhum dinheiro esquecido foi encontrado.
O site para realizar a consulta ao dinheiro esquecido se chama site Valores a Receber (SVR), administrado pelo Banco Central. Foram registradas 5.067.914 consultas sendo que em apenas 26,6% delas realmente existia algum valor a ser resgatado.
Os saques de dinheiro esquecido no SVR poderão ocorrer a partir do dia 7 de março. Além disso, o BC informou que cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas possuem algo em torno dos R$ 6 bilhões para receber.
Sistema de consulta ao dinheiro esquecido
Algumas novidades foram implementadas no site Valores a Receber. Dentre elas estão a impressão de telas e de protocolos de solicitação para compartilhamento via Whatsapp, assim como a inclusão de valores previstos nas normas do SVR.
Além disso, agora também existe uma sala de espera virtual, através da qual todos os usuários podem realizar sua consulta no mesmo dia, sem que exista um cronograma de ordem por ano de nascimento ou data de fundação da empresa (para casos de pessoas jurídicas).
Ainda existe a possibilidade de consulta ao dinheiro esquecido de pessoas falecidas. O acesso é feito pelo herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.Sendo assim, o sistema informa qual instituição é responsável, além de quanto está disponível para o saque.
Outra novidade do site Valores a Receber é uma maior transparência para quem possui conta conjunta. Dessa forma, caso um dos titulares da conta solicite o resgate de dinheiro esquecido, o outro titular conseguirá ver informações como valor, data e CPF de quem fez o pedido ao entrar no sistema.
Golpes envolvendo o site Valores a Receber
Os criminosos sempre buscam novas maneiras de aplicar golpes online, e com a reabertura de consulta ao dinheiro esquecido no SVR não é diferente. Sendo assim, o Banco Central faz um alerta aos usuários.
O BC aconselha os correntistas para terem cautela com golpes, nos quais os bandidos alegam fazer a intermediação para resgate de valores esquecidos. A instituição financeira reforça que todos os serviços do site Valores a receber são gratuitos.
Além disso, o banco informa que nunca envia links para os usuários. Esses links são a forma mais fácil dos criminosos roubarem dados, senhas, e até mesmo instalar vírus no computador da vítima. Inclusive, o banco também aconselha a nunca passar dados pessoais.
Por fim, o Banco Central esclarece que apenas a instituição financeira que aparece na consulta do dinheiro esquecido, no site Valores a receber, pode contatar o usuário. Inclusive, o banco afirma que senhas nunca serão requisitadas, pois ninguém está autorizado a fazer esse tipo de pedido. Sendo assim, é muito importante que os usuários fiquem atentos para não cair em golpes.