Quando nos sentimos com baixo desempenho no trabalho, podemos ter a nossa autoestima diminuída e, até mesmo, o medo do desemprego pode surgir. Afinal, ninguém quer ter um resultado ruim, concorda?
Por isso, neste texto nós reunimos algumas reflexões que podem ser úteis nessa fase ruim. Lembre-se de sempre levar em conta as suas singularidades e questões pessoais na hora de pensar nas suas próprias mudanças, combinado? Então vamos lá!
O que fazer quando se sentir com baixo desempenho no trabalho?
O baixo desempenho no trabalho pode aparecer por uma série de questões. Isso significa que você precisa levar em conta a circunstância na qual você está inserido. O que será que provocou o baixo desempenho? Será que é algo relacionado à sua vida pessoal? Ou é algo que realmente tem relação com o seu trabalho?
Refletir sobre isso, sempre praticando o autoconhecimento e a autoanálise, é essencial para começar a colocar em prática algumas ações que possam ser úteis.
Para lhe ajudar nesse sentido, listamos abaixo algumas considerações. Veja:
1. Dê um tempo e analise a situação com calma
Quando temos um resultado pouco positivo no trabalho, a tendência é que nos sintamos abalados emocionalmente. Por isso, o ideal é dar uma pausa para poder analisar a situação com mais calma.
Pense que sempre haverá situações ruins no trabalho. Algumas mais intensas, outras mais simples. Porém, a verdade é que sempre estamos diante de acontecimentos positivos e negativos.
Portanto, não tenha pressa de resolver tudo para ontem. Dê uma pausa, respire fundo e quando se sentir emocionalmente mais equilibrado, comece a analisar a situação com mais calma.
2. Avalie os erros e acertos: o que pode ser aprendido?
Quando você estiver mais tranquilo, comece a avaliar os erros e acertos. Certifique-se de entender quais foram os motivos pelos quais você teve um baixo desempenho no trabalho. A partir disso, entenda os erros e procure aprender com cada um deles.
Quais ensinamentos essa situação pode lhe trazer?
3. Converse com o seu gestor e peça um feedback/direcionamento
Conversar com o gestor também é interessante. Porém, nada de conversar durante o café, almoço ou nos corredores, hein? Certifique-se de agendar um momento para um feedback formal.
Peça direcionamento e demonstre interesse em mudar os seus resultados, visando o crescimento e a aprendizagem.
4. Desenvolva metas mais plausíveis
A partir do momento em que você receber um bom feedback, analisar a situação e entender os seus erros, comece a traçar metas. O que poderia ser feito de melhor na próxima vez? Onde você quer chegar na próxima tentativa?
Ter metas plausíveis e alinhadas à sua realidade é muito importante na hora de lidar com um momento de baixo desempenho no trabalho.
5. Busque aprimoramento
O aprimoramento também deve ser levado em conta. Afinal, se você traçou metas, é importante buscá-la com o desenvolvimento de habilidades, concorda?
Portanto, nunca pare de aprender. Reaprenda, aprenda de novo. Vá atrás do seu crescimento e lembre-se de que a vida é feita de fases. Hoje o desempenho pode estar ruim, mas com foco e dedicação essa situação pode mudar. Boa sorte!