Usuários do WhatsApp podem guardar o histórico de suas conversas na nuvem Google Drive. No acordo com o mensageiro, a Google havia estabelecido armazenamento ilimitado, no entanto, há chances de haver uma reformulação das condições.
Veja também: WhatsApp 2022: Veja como apagar mensagens no aplicativo
De acordo com o site WABetaInfo, nos últimos anos, o espaço ocupado pelos backups do mensageiro não contava para o plano mantido pelo usuário no Google Drive. Desta forma, o espaço livre do usuário não era alterado diante um novo armazenamento de backup, mas isso agora pode mudar.
Atualização da Google
A novidade foi evidenciada aos poucos, quando uma nova função no gerenciamento de arquivos apareceu, possibilitando a exclusão de algumas mensagens ou mídias não tão importantes na hora de criar um novo arquivo de restauração.
Isso significa que o backup não possui mais espaço ilimitado, neste sentido, foi dado ao usuário o controle de gerenciamento para economizar espaço. Além disso, o site também confirma a mudança nas linhas de código do mensageiro.
A notícia também informa que aparecerá uma notificação com os novos termos e um indicativo para quando o armazenamento livre para o WhatsApp no seu Google Drive estiver quase cheio. Logo, os backups também passaram a integrar o espaço de uma conta no Drive.
Vale ressaltar que até o momento não há indicativos sobre a quantidade de espaço do Google Drive que será oferecida de graça no mensageiro e nem qual será o valor cobrado para aumentar esse plano. Mas informações devem ser divulgadas em breve.
Veja como identificar a clonagem e se proteger
Atualmente, com certa frequência, criminosos estão aplicando golpes pelo WhatsApp e o mais famoso deles é o da Clonagem. Embora o crime não seja novo, os meliantes buscam maneiras diferentes de fazer novas vítimas pelo mensageiro.
Como funciona a clonagem de WhatsApp?
A clonagem do WhatsApp consiste no roubo da conta da vítima. De modo geral, o criminoso busca meios de conseguir o código de ativação do WhatsApp. Ele é repassado por SMS e possibilita que a conta do mensageiro seja acessada em outro celular.
Desta forma, o código de verificação e a conta passa a pertencer aos criminosos, que usam estratégias para conseguir tirar dinheiro de amigos e familiares da vítima. Neste sentido, assim que os mecanismos de fraude são descobertos, novos meios são utilizados pelos meliantes.
Saiba o que fazer quando o WhatsApp é clonado
Quando a conta do WhatsApp é clonada, a primeira coisa a se fazer é avisar os amigos e familiares sobre a fraude e da possibilidade de serem enganados. As mesmas pessoas podem denunciar a conta, ao selecionar o contato (vítima) e tocar em “Denunciar Contato”.
Além disso, é possível entrar em contato com o suporte técnico do mensageiro para relatar o problema e solicitar o bloqueio do WhatsApp clonado. Nesse caso, será necessário acessar a opção de “Ajuda” nas configurações do aplicativo e detalhar a situação na aba “Fale Conosco”.
Depois disso, será necessário esperar a equipe do WhatsApp responder com alguma solução. O contato com o suporte também pode ser feito via e-mail, pelo endereço eletrônico “support@whatsapp.com” (sem aspas).