De acordo com as informações oficiais, foi iniciado o processo de integração entre os times da Localiza e de parte da Unidas que passa a integrar a companhia, informa a Bolsa de Valores (B3).
O objetivo da parceria entre a Localiza e a Unidas é capturar e somar melhores práticas, conhecimentos e aprendizados, sempre com foco no cliente e na excelência do atendimento.
De acordo com a Bolsa de Valores (B3) em paralelo, começará o processo de composição organizacional e operacional da parte da Unidas, que inicia a sua operação de maneira segregada em agosto visando a entrega ao comprador em outubro. Em ambos os movimentos, que ocorrerão paralelamente, haverá especial cuidado e atenção com os colaboradores.
O planejamento da integração e da formação da operação de Unidas que será transferida está sendo feito por um time robusto e dedicado. Conforme destaca a Bolsa de Valores (B3), as companhias também contam com consultorias especializadas em gestão, cultura e estruturas organizacionais para apoiar o processo, que será iniciado em julho de maneira gradual para não haver impacto na operação e no atendimento aos clientes.
A partir de agosto, após a realização das devidas estruturações e capacitações, inicia-se de fato a operação integrada, destaca a Bolsa de Valores (B3).
No RAC, as mudanças serão mais imediatas por conta da incorporação de 68 agências da Unidas, que passam a ter a identidade visual da Localiza e devem estar totalmente integradas no início de agosto.
Em Seminovos, segmento no qual 65 lojas de Unidas passam a fazer parte de Localiza, também haverá adequação visual e integração de sistemas, o que deve ocorrer de forma mais progressiva até meados de outubro, explica a Bolsa de Valores (B3).
De acordo com a Bolsa de Valores (B3), em setembro de 2020, a Localiza e a Unidas anunciaram a intenção de união de suas operações com o objetivo de criar uma companhia referência mundial em mobilidade sustentável a partir da oferta de aluguel de veículos, gestão de frotas corporativas e carros por assinatura.
Em junho de 2022, as companhias submeteram ao CADE o nome da Brookfield Asset Management como compradora de parte dos ativos da Unidas e, no mesmo mês, o CADE publicou parecer positivo, informa a Bolsa de Valores (B3).
O passo seguinte foi realizar o fechamento da transação por meio da incorporação das ações, o que ocorreu em 1ª de julho do mesmo ano. A celebração do fechamento da operação ocorreu no dia 11 de julho na Bolsa de Valores (B3), por meio do simbólico toque de campainha.
Por fim, em dezembro de 2021, a autarquia aprovou a integração das empresas com a condição de que parte dos ativos de Unidas fosse adquirido por um comprador apto a criar um player competitivo no setor, explica a divulgação oficial da Bolsa de Valores (B3).