O Governo Federal ainda nem terminou a liberação dos saques da quarta parcela do Auxílio Emergencial. Mas mesmo assim, muita gente já está pensando no próximo ciclo. Os informais especialmente ainda não sabem quando começarão a receber a próxima quantia. No entanto, de acordo com o jornal carioca EXTRA, o Planalto bateu o martelo sobre isso.
Segundo informações da publicação, o Governo Federal deve começar a liberar o dinheiro da quinta parcela no próximo dia 20 de agosto. Isso considerando a conta para os informais. Como previsto, as pessoas que nasceram em janeiro terão a quantia na conta na primeira data da liberação. E de acordo com o jornal, isso deve acontecer na próxima semana.
O Governo também teria decidido que o intervalo de repasses vai acontecer entre o dia 20 de agosto e o próximo dia 19 de novembro. Isso considerando portanto os três pagamentos adicionais. Vale lembrar que a ideia inicial do Palácio do Planalto era que essas liberações acontecessem até o último mês de julho.
Ainda de acordo com informações do jornal, o Governo vai começar a liberação dos saques no dia 1 de setembro deste ano. Isso considerando a quarta parcela para os informais. Como sempre, quem vai começar tendo o direito de sacar a quantia são os usuários que nasceram no mês de janeiro. Aqueles que nasceram em dezembro seguirão fechando a fila.
De acordo com informações do Governo Federal cerca de 37 milhões de brasileiros estão recebendo o Auxílio Emergencial do Planalto. A grande maioria deles são informais. Ao contrário dos outros, esses cidadãos ainda não tiveram acesso ao cronograma de pagamentos das próximas parcelas do projeto.
Calendário de pagamento
O fato, no entanto, é que o Governo Federal ainda não divulgou oficialmente o calendário das parcelas da prorrogação do benefício. Até aqui, as informações que se tem sobre o assunto são todas de bastidores ou frutos de apurações da imprensa.
Algumas notícias davam conta de que o Governo divulgaria essas datas ainda nesta última terça-feira (10). Isso, no entanto, não aconteceu. Pelo menos não de maneira oficial. Não se sabe o que pode ter acontecido para provocar esse atraso.
Os usuários do Auxílio que estão recebendo o dinheiro através do Bolsa Família não precisam se preocupar com essa demora. É que eles não seguem esse calendário, e sim as datas do seu programa oficial. Neste caso, tudo está disponível oficialmente.
Prorrogação
Vale sempre lembrar, no entanto, que a prorrogação do Auxílio Emergencial vale para todos os públicos. Seja informal ou não, todos os beneficiários irão receber mais três parcelas do benefício em questão. Pelo menos esse é o plano do Governo.
Isso quer dizer portanto que o Palácio do Planalto vai fazer um pagamento em agosto, outro em setembro e outro em outubro. Logo depois, a ideia do Governo é iniciar os repasses da versão atualizada do Bolsa Família.
Esse é o cenário dos sonhos para o poder executivo. No entanto, tudo isso pode mudar. De acordo com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, se a pandemia do novo coronavírus não apresentar melhoras no Brasil, então o jeito vai ser aplicar uma segunda prorrogação do programa emergencial. E isso acabaria alterando todo o cronograma do Planalto.