O Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, também conhecido por Vale Gás, é uma assistência essencial para as famílias de baixa renda.
Para quem não está familiarizado, cabe explicar que se trata de um repasse financeiro para a compra do gás de cozinha.
Quem tem prioridade para receber o Auxílio Gás?
Vamos lá! A prioridade do Auxílio Gás são as famílias inscritas no Cadastro Único com renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa, além de famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que possuam medidas protetivas de urgência.
Requisitos
Para ser elegível ao Auxílio Gás, a família deve estar registrada no CadÚnico e ter uma renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Isso contempla, inclusive, famílias que já recebem benefícios de outros programas governamentais.
Em suma, os principais critérios para participação no programa são:
- Ter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses;
- Possuir menor renda per capita;
- Ter maior número de membros na família;
- Ser beneficiário do Programa Bolsa Família;
- Estar qualificado pelo gestor com base em dados de averiguação.
Pagamento do Auxílio Gás
O benefício, que estará em vigor até 2025, inicialmente tinha o repasse de 50% do preço médio nacional do botijão de 13 kg de GLP (gás liquefeito de petróleo).
No entanto, desde a gestão de Jair Bolsonaro, teve o valor aumentado para cobrir 100% do preço do botijão, e por isso, fala-se em Auxílio Gás em dobro.
Então, com a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a iniciativa foi mantida.
Ainda mais, os depósitos acontecem a cada dois meses, seguindo o calendário do Bolsa Família, e o valor entra em conta digital ou bancária.
Contudo, caso a família não possua uma dessas contas, uma poupança social digital será aberta automaticamente, quando possível.
Por fim, cabe destacar que o valor é baseado na média dos preços dos últimos seis meses, conforme calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Na rodada anterior, aliás, o pagamento ficou em R$ 102.
Quem recebe primeiro o Auxílio Gás
Como mencionado, o escalonamento é o mesmo do Programa Bolsa Família. Assim, a ordem se dá pelo dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do cidadão.
- NIS de final 1 – 17 de junho;
- NIS de final 2 – 18 de junho;
- NIS de final 3 – 19 de junho;
- NIS de final 4 – 20 de junho;
- NIS de final 5 – 21 de junho;
- NIS de final 6 – 24 de junho;
- NIS de final 7 – 25 de junho;
- NIS de final 8 – 26 de junho;
- NIS de final 9 – 27 de junho;
- NIS de final 0 – 28 de junho.