Auxílio Gás de R$102 ainda está DISPONÍVEL; veja quem recebe esta semana
O Auxílio Gás é um benefício vital para o custeio do gás de cozinha das famílias em situação de vulnerabilidade
O Auxílio Gás é um benefício social do Governo Federal que ajuda as famílias de baixa renda no custeio do gás de cozinha. Ele é um benefício vital para auxiliar as famílias mais pobres, uma vez que o preço do gás de cozinha tem um grande impacto no orçamento familiar.
Este é um benefício bimestral, ou seja, os seus repasses ocorrem a cada dois meses. Assim, em abril está acontecendo mais uma rodada de pagamentos. A seguir, confira todos os detalhes sobre os depósitos, quem tem direito e como participar do programa Auxílio Gás.
Quem tem direito ao Auxílio Gás?
Todas as pessoas que se enquadram nas regras do programa podem participar do Auxílio Gás e começar a receber os pagamentos bimestrais. A seguir, conheça as exigências:
- Ter renda mensal de até meio salário per capita;
- A família deve estar inscrita no Cadastro Único do Governo Federal para Benefícios Sociais (CadÚnico).
Como se inscrever?
Em primeiro lugar, é importante destacar que não existe um cadastro específico apenas para o Auxílio Gás. Isso porque o Governo Federal utiliza os dados do CadÚnico para identificar as famílias que têm direito ao benefício e fazer a concessão.
Dessa maneira, para se cadastrar no Auxílio Gás, a família deve se inscrever no CadÚnico. Para isso, o responsável familiar deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximos, portando os seguintes documentos:
- Documento de identificação do responsável familiar;
- Um documento de identificação de cada membro familiar que mora na mesma casa;
- Comprovantes de renda de todos os membros;
- Comprovante de endereço.
Após se inscrever no CadÚnico, a família já entrará para a lista de espera do Auxílio Gás. Dessa forma, basta aguardar uma nova seleção do Governo Federal para inclusão de novos participantes.
Lista de prioridades
Um ponto muito importante a se lembrar é que o orçamento da União ainda é limitado para o Auxílio Gás. Isso significa que muitas famílias que se enquadram nas regras não poderão participar, por conta do limite de vagas.
Assim sendo, o governo definiu uma lista que determina que terá prioridade para ingressar no programa. Veja agora:
- Famílias que tenham mulheres vítimas de violência doméstica que possuam medidas protetivas de urgência, com prioridade;
- Famílias inscritas no CadÚnico com registro atualizado no último ano;
- Famílias com menor renda per capita;
- Famílias com maior quantidade de membros;
- Famílias que recebem o Bolsa Família.
Como receber os pagamentos do Auxílio Gás?
A Caixa Econômica Federal é a responsável pelos depósitos do Auxílio Gás. Assim, as pessoas que já tiveram o benefício aprovado receberão por meio da sua conta social digital.
Dessa maneira, a Caixa disponibiliza os seus canais de atendimento para saque do benefício:
- Caixas eletrônicos das agências;
- Correspondentes Caixa Aqui;
- Lotéricas;
- Terminais de autoatendimento.
Além disso, também está disponível para todos os beneficiários o acesso ao aplicativo Caixa Tem. Com o Caixa Tem, é possível movimentar o pagamento e realizar PIX, pagamento de boletos, recarga de celular e muito mais.
Valor do benefício
O valor do Auxílio Gás muda a cada calendário de pagamentos. Isso porque a sua definição depende da média nacional do botijão de gás dos últimos 6 meses.
A Agência Nacional do Petróleo (ANP) é a responsável por realizar esta divulgação todos os meses. Em abril, o valor do Auxílio Gás será de R$ 102 para todos os beneficiários do programa.
Calendário de pagamentos
Os repasses do Auxílio Gás referente a abril de 2024 começaram no último dia 17 e deverão seguir até o dia 30.
A Caixa realiza os depósitos seguindo o calendário oficial, de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários.
Dessa forma, a cada dia um novo grupo tem acesso aos recursos e já pode fazer o saque ou a movimentação por meio do aplicativo Caixa Tem.
A seguir, confira o calendário oficial com todas as datas dos repasses:
- NIS final 1: 17 de abril;
- NIS final 2: 18 de abril;
- NIS final 3: 19 de abril;
- NIS final 4: 22 de abril;
- NIS final 5: 23 de abril;
- NIS final 6: 24 de abril;
- NIS final 7: 25 de abril;
- NIS final 8: 26 de abril;
- NIS final 9: 29 de abril;
- NIS final 0: 30 de abril.