Auxílio Emergencial: PF fez mais de 70 prisões relacionadas ao programa

Auxílio Emergencial: PF realizou mais de 70 prisões relacionadas ao programa

De acordo com informações do Governo Federal, PF realizou mais de 70 prisões em quase dois anos de Auxílio Emergencial

O Governo Federal divulgou nesta semana alguns dados sobre o seu Auxílio Emergencial. De acordo com informações oficiais, o programa em questão chegou ao fim no último mês de outubro do ano passado. Ao todo, aproximadamente 70 milhões de brasileiros receberam pelo menos uma parcela do benefício.

Os dados divulgados pelo Governo nesta semana são referentes às fraudes cometidas pelos próprios usuários. De acordo com o próprio Palácio do Planalto, algo em torno de 72 pessoas foram presas durante os pagamentos do programa. Elas foram para a prisão justamente por tentarem aplicar golpes nos repasses do benefício.

O Governo Federal ainda não explicou quais dessas pessoas ainda estão na prisão e quais foram soltas. É que boa parte desses casos está sendo analisando sem maiores alardes. Aliás, o que se sabe mesmo é que todos esses indivíduos foram presos através da Polícia Federal (PF) que é a instituição responsável pelos crimes envolvendo o Auxílio Emergencial.

Ainda de acordo com o Governo Federal, a PF realizou 140 operações e cerca de 580 mandados de busca e apreensão neste período. Eles ocorreram em todos os estados e também no Distrito Federal. Aliás, quem fez a divulgação desses dados foi o próprio presidente Jair Bolsonaro em seu perfil oficial do Twitter.

“Governo do presidente Jair Bolsonaro não é “percepção” e sim, combate à corrupção. Foram mais de 3 bilhões de recursos públicos salvos em 126 operações realizadas pelo Ministério da Justiça durante a pandemia da Covid-19. Honestidade e comprometimento”, disse o Ministro da Justiça, Anderson Torres.

Tentativa de evitar fraudes

Vale lembrar que o Governo Federal prometeu aumentar a questão da segurança em torno do Auxílio Emergencial a partir do segundo ano dos pagamentos. Então em 2021, eles começaram a usar novos métodos para evitar golpes.

Tudo porque de acordo com dados da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) o Governo Federal acabou gastando bilhões de reais com pagamentos indevidos no ano de 2020. O poder executivo não quis repetir essa dose.

A tendência é que o Governo continue usando os mesmos métodos de segurança que já tinha usado em 2021 agora no Auxílio Brasil. O programa em questão já está fazendo seus pagamentos. Cerca de 17,5 milhões estão recebendo.

Auxílio Emergencial

O Governo Federal também começou os repasses do seu Auxílio Emergencial ainda no início do ano de 2020. Durante aquele ano, dados oficiais mostram que o Palácio do Planalto atendeu cerca de 70 milhões de brasileiros.

Logo depois de um hiato de três meses sem pagamentos, o programa voltou em abril de 2021. O motivo daquele retorno, aliás, foi a piora na situação da pandemia do novo coronavírus naquele momento. Esse foi o argumento do Governo Federal diante daquela situação.

O último pagamento do Auxílio Emergencial aconteceu ainda e outubro do ano passado. Durante o ano de 2021, aliás, cerca de 39 milhões de brasileiros receberam pelo menos uma parcela do benefício. É isso o que se sabe tomando como base os dados do próprio Ministério da Cidadania.

  • Participe de nosso Whatsapp e fique informado(a) em tempo real gratuitamente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?