O que acontece com o aposentado que recebe Auxílio indevidamente

Auxílio emergencial de R$300 indevidamente: O que acontece com o aposentado

De acordo com as informações oficiais, o Governo Federal decidiu o que fazer com os aposentados que recebem o Auxílio Emergencial

É regra. Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não podem receber o Auxílio Emergencial do Governo Federal. Isso acontece porque o Planalto entende que essas pessoas não precisam do dinheiro, já que eles estão recebendo mensalmente os valores das suas próprias aposentadorias. Pelo menos essa é a ideia. 

E o que acontece portanto com esse aposentado se o Governo descobrir que ele está recebendo o Auxílio Emergencial? Essa é uma dúvida que muita gente tinha até esta data. É que membros do Planalto tinham opiniões diferentes sobre isso tudo. Nesta quarta-feira (14), eles publicaram uma definição oficial sobre isso.

De acordo com o Palácio do Planalto, o aposentado ou pensionista que recebe o Auxílio Emergencial de forma irregular vai ter que passar por um cancelamento. Dessa forma, assim que o Governo descobrir a irregularidade o cidadão vai perder o direito de receber o benefício emergencial em questão.

Além disso, ele vai ter que devolver o dinheiro que pegou. Para isso, o Governo fará descontos na aposentadoria dessa pessoa. De acordo com o texto da portaria, esse cidadão vai perceber um desconto de 30% por mês com o nome Desconto Acumulação Auxílio Emergencial. Essa cobrança virá mensalmente até que se complete o valor total da fraude.

Esse documento tem a assinatura de diretores do INSS e do Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos pagamentos do Auxílio Emergencial. De acordo com o texto, esse cidadão que não concordar com a cobrança vai poder fazer uma contestação no Conselho de Recurso da Previdência Social. Ele terá 30 dias para fazer isso a contar da data da primeira cobrança em questão.

Regras do Auxílio

De acordo com o Governo Federal, o objetivo principal do Auxílio Emergencial é ajudar as pessoas que não estão conseguindo trabalhar e fazer renda neste momento no Brasil. É uma maneira de tentar impedir que elas passem fome neste momento.

Até por isso, o alvo principal do programa são os informais. Pessoas que possuem emprego formal com carteira assinada e contrato de trabalho não podem receber o dinheiro do benefício. Pelo menos é isso o que diz o Governo.

Quem recebe pensão ou aposentadoria do INSS também não pode receber esses montantes. De acordo como Governo, apenas aqueles que recebem Bolsa Família e abono salarial PIS/PASEP é que podem pegar o Auxílio Emergencial.

Fraudes

Este ano o Governo Federal está apertando o cerco em relação aos golpes neste programa. É que de acordo com as informações oficiais, eles perderam bilhões de reais em pagamentos irregulares ainda no ano passado.

Agora, eles não querem repetir a dose. Até por isso, eles estão exigindo que o Dataprev analise constantemente as contas dos mais de 37 milhões de brasileiros que estão recebendo o benefício em questão.

De acordo com as informações oficiais, mais de 2 milhões de pessoas perderam o direito de receber o programa desde o início dos pagamentos. O projeto começou realizando repasses para 39 milhões e agora faz para cerca de 37 milhões de brasileiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?