Auxílio de R$400: como saberei se vou poder entrar em fevereiro? O Governo Federal está chegando na reta final dos primeiros pagamentos do ano do Auxílio Brasil. De acordo com o calendário oficial dos repasses, falta apenas a liberação do dinheiro para três grupos. Nesta quinta-feira (27), é a vez daqueles que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 8.
De acordo com o Ministério da Cidadania, algo em torno de 17,5 milhões de pessoas estão recebendo o Auxílio Brasil neste mês de janeiro. São brasileiros que estão dentro do Cadúnico e que estão em situação de extrema-pobreza. Cidadãos em condição de pobreza estão recebendo, desde que morem com uma gestante ou pelo menos um menor de 21 anos de idade.
Mas tem gente que está cumprindo todas essas regras e não recebeu nada em janeiro, mesmo considerando que o Governo Federal inseriu mais 3 milhões de pessoas ao programa. O Ministério da Cidadania vinha dizendo que conseguiu zerar a fila de espera para a entrada no projeto.
Agora, as pessoas que não entraram em janeiro possuem dúvidas sobre o que vai acontecer em fevereiro. Afinal de contas, como eles irão ficar sabendo se irão receber ou não os valores do Auxílio Brasil no próximo pagamento. De acordo com as informações oficiais, esse é um dado que ainda não tem data para ser divulgado.
Segudo o Governo Federal, qualquer informação neste sentido deve sair no app oficial do Auxílio Brasil. Ainda não tem nada com relação a isso por lá, porém, o cidadão precisa ficar de olho nesta aplicação pois ela será o canal oficial de anúncio. Por lá, vai dar para saber se você será contemplado com o montante ou não.
Preciso fazer algum tipo de solicitação?
Não. Se você está no Cadúnico e está dentro dos limites de renda exigidos pelo programa, então não há mais com o que se preocupar. Basta esperar para saber se o Governo Federal vai fazer ou não a sua seleção.
Como dito, o mais provável é que o resultado dessa folha de pagamentos saia entre os 10 primeiros dias úteis do próximo mês de fevereiro. Então basta prestar atenção nas atualizações do app oficial do Auxílio Brasil.
Quem não conseguir receber a quantia em fevereiro vai poder esperar para ver se consegue receber em março. De acordo com o próprio Governo Federal, o sistema do Auxílio Brasil é fluido. Então as pessoas podem entrar e sair do projeto a qualquer momento.
Auxílio Brasil
O Governo Federal começou os pagamentos do seu Auxílio Brasil ainda no último mês de novembro do ano passado. Naquele primeiro momento, só puderam pegar esse dinheiro as pessoas que faziam parte do antigo Bolsa Família.
Em dezembro, esse público não mudou. Mas já no último mês de 2021, o Governo Federal começou a fazer os repasses turbinados que havia prometido. Então já naquele momento todo mundo estava recebendo pelo menos R$ 400.
Agora em janeiro, esses pagamentos deste nível continuaram. Agora o que cresceu foi o número de usuários. De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, cerca de 3 milhões de pessoas entraram no programa de uma só vez.