Atualmente, a Caixa Econômica Federal está liberando uma excelente ajuda financeira aos microempreendedores por meio da conta poupança digital, Caixa Tem. A saber, o empréstimo também está sendo liberado para os negativados.
De acordo com a Caixa, a linha de crédito tem o intuito de atender as necessidades dos brasileiros que desejam realizar um empreendimento e não possuem recursos financeiros suficientes.
Dados recentes apontaram que um total de 63 milhões de brasileiros se encontram negativados, o que equivale a 39,17% da população do país. A inadimplência que ocorre pelo não pagamento de dívidas pode atrapalhar drasticamente a área financeira do cidadão. No entanto, pensando nisso, a Caixa oferece uma solução para aqueles que desejam um recomeço.
Recentemente, a Caixa lançou o Programa de Simplificação de Microcrédito Digital para Empreendedores (SIM Digital). O valor pode ser solicitado por pessoas físicas que desejam realizar algum empreendimento, ou por Microempreendedores Individuais (MEIs). No entanto, é válido destacar que o valor do crédito pode variar entre R$ 1.000 e R$ 3.000.
As condições para cada grupo um são as seguintes:
No caso dos MEIs, é preciso ter ao menos 12 meses de atividade com o CNPJ para solicitar o serviço.
A princípio, é importante ressaltar que, assim como os valores, o processo de solicitação também é diferente entre os grupos. Veja mais a seguir.
Primeiramente, será necessário instalar ou atualizar os dados cadastrais no aplicativo Caixa Tem. Feito isso, o usuário deve realizar os seguintes passos:
Nesse caso, o interessado deverá comparecer em uma agência da Caixa e apresentar o comprovante de residência e os documentos pessoais da empresa, como:
Até o momento, a contratação via Caixa Tem está disponível somente para as pessoas físicas. Segundo a Caixa, os desenvolvedores já estão trabalhando para autorizar a solicitação dos MEIs por meio do aplicativo.
Veja como as pessoas físicas podem solicitar o crédito pela plataforma: