Os pagamentos de setembro do Auxílio Brasil foram adiados? A resposta verdadeira é não. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, não há nenhum indicativo de mudanças de datas neste sentido. A confusão sobre o tema começou depois de uma postagem do senador Humberto Costa (PT-PE) nas redes sociais.
“O governo Jair Bolsonaro (PL) deve adiar a segunda rodada do Auxílio Brasil de R$ 600, inicialmente previsto para amanhã. O governo alega ter dificuldade em obter dados dos beneficiários. Incompetência e descaso: as grandes marcas do governo Bolsonaro”, disse o senador em suas redes sociais no final da última semana.
A postagem em questão já circula em vários pontos da internet, mas o fato é que ela não é verdadeira. Segundo as informações oficiais, não houve nenhuma previsão de início de pagamentos do Auxílio Brasil para o final da última semana. Logo, o Governo não poderia adiar uma data, que jamais foi oficialmente marcada.
Oficialmente, os pagamentos do Auxílio Brasil para este mês de setembro já estavam marcados para ter início no próximo dia 19. É fato que alguns membros do Ministério disseram que existia a possibilidade de antecipar o calendário, assim como eles fizeram no último mês de agosto. Entretanto, a proposta não chegou a ser oficializada.
No final das contas, o Governo não chegou a adiar e nem a antecipar nenhuma data do calendário do Auxílio Brasil. Ao cidadão, basta seguir os indicativos de liberação que já estavam disponíveis desde o início deste ano. A regra que vale agora são as mesmas que existiam no antigo Bolsa Família, com liberações acontecendo nos últimos 10 dias úteis de cada mês.
Antecipações
Como dito, o Governo Federal antecipou o calendário de pagamentos do último mês de agosto no Auxílio Brasil. Entretanto, a decisão valia apenas para aquele mês específico. Em setembro, as normas gerais voltam a funcionar normalmente.
Membros do Ministério da Cidadania, a pasta responsável pelos repasses, afirmaram em agosto que uma antecipação seria importante para que as pessoas recebessem o dinheiro em uma data mais próxima do recebimento das principais contas.
Informações de bastidores dão conta de que a decisão de não antecipar os repasses de setembro aconteceu para que os pagamentos fossem feitos em uma data mais próxima das eleições. Entretanto, é importante lembrar que o Governo não confirma tal informação.
Auxílio em setembro
Seja como for, fato é que os pagamentos do Auxílio Brasil neste mês de setembro começam mesmo no próximo dia 19. A ideia é dividir os grupos através do Número de Identificação Social (NIS) de cada um. Veja abaixo como fica a disposição das datas:
19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5
26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0
Cada cidadão tem um prazo de 120 dias, ou seja, quatro meses para movimentar o dinheiro do Auxílio Brasil do Governo Federal. A movimentação pode ser feita através dos cartões do benefício, ou mesmo pelo app do Caixa Tem.