Os pagamentos da sétima rodada do Auxílio Brasil foram oficialmente concluídos nesta terça-feira (30). De acordo com as informações oficiais, pouco mais de 18,1 milhões de pessoas receberam o benefício neste mês de maio. Segundo o Ministério da Cidadania, que é a pasta responsável pelos repasses, já há uma data para o retorno do programa.
Conforme o calendário oficial das liberações, a oitava rodada do Auxílio Brasil começa a ser paga oficialmente no próximo dia 17 de junho. Na ocasião, os repasses serão feitos para os usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) final 1. O método de liberação é basicamente o mesmo. Os depósitos ocorreram na conta social do Caixa Tem.
Quem recebeu o Auxílio Brasil no mês de abril, não precisa se preocupar com a renovação da inscrição no benefício. Segundo as informações do próprio Ministério da Cidadania, todos os usuários serão inseridos nos próximos pagamentos de maneira automática, desde que os indivíduos obedeçam todas as regras de entrada no benefício.
Neste intervalo entre as liberações de maio e junho, o Ministério da Cidadania analisará os dados dos usuários que estão dentro da folha de pagamentos. Portanto, existe a possibilidade de exclusão nas contas dos beneficiários entre as duas liberações. Ao cidadão, resta esperar para saber se está entre os excluídos ou não.
Ainda não é possível saber quantas pessoas receberão o Auxílio Brasil no próximo mês de junho. Como dito, o Ministério da Cidadania ainda pretende realizar todo o processo de reanálise das contas. Além disso, a pasta também poderá selecionar novos nomes para o benefício. Os novos números só serão divulgados nas próximas semanas.
Gastos ultrapassam Bolsa Família
Já é possível afirmar que os gastos do Governo Federal com o Auxílio Brasil em 2022 ultrapassam todo o orçamento para o Bolsa Família em 2021. Até o fim deste mês de maio, o Palácio do Planalto liberou mais de R$ 36,5 bilhões para os pagamentos do novo programa de transferência de renda.
Em 2021, entre os meses de janeiro e dezembro, o Bolsa Família pagou um montante de pouco mais de R$ 35,4 bilhões. Os números são disponibilizados pelo próprio Ministério da Cidadania. Vale lembrar, por exemplo, que o Bolsa Família fez pagamentos apenas até o final do mês de outubro de 2021. Logo depois, o Auxílio Brasil tomou este lugar.
O aumento no orçamento tem algumas explicações básicas. A primeira delas é que o número de usuários do programa aumentou. Até o último mês de outubro de 2021, o antigo Bolsa Família chegou a realizar pagamentos para pouco mais de 14 milhões de pessoas. A partir de janeiro deste ano, o número aumentou para mais de 17 milhões no Auxílio Brasil.
Auxílio Brasil + Vale-gás
O Governo Federal retoma os pagamentos do vale-gás nacional no próximo mês de junho. As datas, aliás, serão as mesmas do Auxílio Brasil. De modo que os usuários poderão acumular os dois benefícios na mesma conta no mesmo período de tempo.
O poder executivo iniciou os pagamentos do seu vale-gás nacional ainda no final do último mês de dezembro do ano passado. Na ocasião, apenas as pessoas que moravam em regiões fortemente atingidas pelas chuvas na Bahia e em Minas Gerais é que puderam receber o benefício.
A lógica mudou a partir deste ano de 2022. Estimativas do Ministério da Cidadania apontam que pouco mais de 5 milhões de brasileiros entraram para a folha de pagamentos do programa desde janeiro.