Começou oficialmente nesta segunda-feira (19) mais uma rodada de pagamentos do programa Auxílio Brasil do Governo Federal. Hoje é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1. Os cidadãos podem movimentar a quantia de diversas formas.
Com o dinheiro depositado na conta, o usuário pode realizar a movimentação da quantia através do novo cartão do Auxílio Brasil. Nos últimos meses, o Governo Federal vem realizando a entrega dos dispositivos. Estima-se que mais de 6 milhões já tenham recebido.
Quem não recebeu o novo cartão ainda, pode usar o dispositivo do antigo Bolsa Família. Conforme informações do Ministério da Cidadania, os dois objetos realizam basicamente as mesmas funções e não possuem uma data de validade estipulada pelo Governo.
As pessoas que não possuem nenhum dos dois cartões também podem movimentar a quantia do Auxílio Brasil. Para tanto, basta usar o app do Caixa Tem. Com o aplicativo, o cidadão pode pagar contas, realizar transferências e até mesmo gerar um código para saque. O cidadão poderá sacar a quantia em caixas eletrônicos, casas lotéricas e em correspondentes Caixa Aqui.
Aos usuários que possuem o NIS final 1, não há necessidade de correr e realizar a movimentação no dia exato da liberação do dinheiro. As regras oficiais do programa apontam que o saldo fica disponível para a população por um período de 120 dias. Caso o indivíduo realize uma movimentação dentro desta janela de tempo, o saldo fica disponível por tempo indeterminado.
Auxílio Brasil em setembro
Dados do Ministério da Cidadania apontam que pouco mais de 20,65 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Auxílio Brasil neste mês de setembro.
Os pagamentos começam nesta segunda (19) e devem seguir até o dia 30 deste mês. Todos os usuários recebem um patamar mínimo de R$ 600 por família.
Quem não foi selecionado para receber a quantia neste mês de setembro, terá outras oportunidades nos meses seguintes. Segundo o Ministério, novas seleções poderão ocorrer durante o ano.
Calendário
Inicialmente, o Governo Federal ventilou a possibilidade de antecipar o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil em setembro, assim como aconteceu em agosto.
Contudo, o Ministério da Cidadania mudou de ideia e decidiu manter todas as datas originais, que já estavam previstas desde o início deste ano. Veja abaixo:
19 de setembro: Usuários com NIS final 1
20 de setembro: Usuários com NIS final 2
21 de setembro: Usuários com NIS final 3
22 de setembro: Usuários com NIS final 4
23 de setembro: Usuários com NIS final 5
26 de setembro: Usuários com NIS final 6
27 de setembro: Usuários com NIS final 7
28 de setembro: Usuários com NIS final 8
29 de setembro: Usuários com NIS final 9
30 de setembro: Usuários com NIS final 0
O Governo ainda não descarta completamente a possibilidade de antecipar os demais calendários do ano. Dentro do poder executivo, há uma ala que acredita ser importante antecipar as datas de outubro. A ideia é que os pagamentos aconteçam já a partir do próximo dia 10.