Pouco mais de 18,06 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do Auxílio Brasil neste mês de abril. Quem está dizendo isso é o próprio Ministério da Cidadania. O número divulgado ainda no último final de semana revela que este é o maior patamar de usuários para o programa social desde o início das liberações.
É a quarta vez consecutiva que o Governo Federal bate o seu próprio recorde. Isso quer dizer, portanto, que o número de usuários do programa segue em crescimento desde que o projeto começou a ser pago ainda no final do último mês de novembro do ano passado. Veja na tabela abaixo.
Novembro/2021 – 14,5 milhões de usuários
Dezembro/2021 – 14,5 milhões de usuários
Janeiro/2022 – 17 milhões de usuários
Fevereiro/2022 – 18 milhões de usuários
Março/2022 – 18,02 milhões de usuários
Abril/2022 – 18,06 milhões de usuários
Como se vê na tabela acima, o número de usuários do Auxílio Brasil vem em uma crescente desde o início deste ano de 2022. No entanto, os mesmos dados também mostram que o ritmo dos recebimentos está caindo com o passar das liberações. Isso também quer dizer que o espaço para novas entradas diminuiu.
“O Auxílio Brasil é mais que um programa de transferência de renda, porque abre caminhos para a emancipação das famílias brasileiras mais vulneráveis. É composto por benefícios complementares que estimulam as pessoas a se libertarem das políticas de assistência social”, disse o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento.
Não há obrigação
Segundo as leis gerais que criaram o Auxílio Brasil, o Governo Federal não tem obrigação de inserir mais gente na folha de pagamentos do programa. O texto afirma que o Planalto pode realizar novas entradas apenas quando houver espaço no orçamento.
Mas mesmo que não tenha obrigação de fazer isso, o fato é que o Governo Federal está realizando as novas entradas até aqui. Segundo o Ministério da Cidadania, a fila de espera para o benefício está zerada desde o início deste ano.
O cidadão que ainda não recebeu nenhuma parcela do Auxílio Brasil precisa checar o que aconteceu com a sua conta. Ele pode realizar a consulta através do app oficial do próprio programa ou mesmo pelos canais oficiais de atendimento do Ministério da Cidadania.
O contrário do Auxílio Brasil
Se, por um lado, o número de usuários do Auxílio Brasil subiu nos últimos meses, o mesmo não se pode falar do vale-gás nacional. Nesta semana, o próprio Governo Federal já anunciou que diminuiu a quantidade de beneficiários.
De acordo com os dados oficiais, quase 200 mil brasileiros que estavam na folha de pagamentos do benefício tiveram que deixar o programa entre as liberações dos meses de fevereiro e abril deste ano.
O Governo Federal não confirma quais são os motivos para as exclusões de contas dos usuários. No entanto, o Ministério da Cidadania confirmou que os bloqueios realmente aconteceram e as razões já foram repassadas para os respectivos usuários.