O Governo Federal deve começar nesta segunda-feira (14) a segunda leva de pagamentos do seu Auxílio Brasil neste ano de 2022. De acordo com o calendário oficial de repasses, amanhã vai ser a vez dos beneficiários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 1 pegarão a quantia em questão.
A poucas horas do início dessas novas liberações, muita gente alega que ainda não conseguiu receber o nova cartão de acesso ao benefício. Tem gente, por exemplo, acreditando que isso pode ser um problema na sua conta. Mas o fato é que é preciso ter calma neste momento. Não há nada com o que se preocupar.
De acordo com o próprio Ministério da Cidadania, que é a pasta que cuida dessas liberações, a grande maioria dos cartões ainda não estão prontos. E pelo que se sabe até aqui, eles não serão entregues para a grande maioria dos novos usuários a tempo dos repasses deste mês de fevereiro. A avaliação é de que não há mais tempo hábil para isso.
Ainda no início deste ano, o Ministério afirmou que entregaria o cartão apenas para os usuários novatos do programa. Em janeiro, o Governo anunciou a entrada de cerca de 3 milhões de pessoas no projeto. Então em tese o Planalto teria que produzir cerca de 3 milhões de dispositivos para esses indivíduos.
Acontece que o tempo foi passando e os cartões não forma entregues. E aí em fevereiro, o Governo Federal anunciou a entrada de mais 500 mil pessoas no projeto. Então o número de dispositivos que eles precisam produzir já bate a marca dos 3,5 milhões. O que se sabe, portanto, é que a demanda aumentou neste momento.
Como faço para movimentar o dinheiro
As pessoas que ainda não receberam esse novo cartão estão preocupadas com a questão da movimentação da quantia em questão. Mas o fato é que não é preciso se preocupar com isso. Dá para movimentar o dinheiro de outras formas.
De acordo com o próprio Governo Federal, o cidadão poderá recorrer aos meios digitais como Caixa Tem para fazer isso. Por lá é possível fazer transferências, pagamentos de boletos e até mesmo compras online.
Outra opção é usar o Caixa Tem para sacar o dinheiro em espécie. Para isso, basta gerar um código nesta aplicação. E aí você vai usar essa numeração para fazer o saque presencialmente em uma agência.
Cartões antigos do Auxílio Brasil
Como dito, a ideia do Governo Federal é entregar esses novos dispositivos apenas para os novos usuários do programa. Então todo mundo que entrar no Auxílio Brasil apenas este ano vai ter o direito de pegar o cartão mais cedo ou mais tarde.
E quem está no projeto desde o ano passado? De acordo com o Governo Federal, neste caso o cidadão pode seguir usando o cartão antigo do Bolsa Família. Ele segue tendo validade e possui basicamente as mesmas funções.
Para este mês de fevereiro, estima-se que cerca de 18 milhões de pessoas irão receber o dinheiro do Auxílio Brasil. De acordo com números do Ministério da Cidadania, isso seria um recorde na história do programa em questão.