Os pagamentos de março do Auxílio Brasil estão chegando ao fim oficialmente nesta quinta-feira (31). Segundo o calendário oficial de repasses, hoje é a vez dos usuários que possuem o Número de Inscrição Social (NIS) terminando em 0, ou seja, o último grupo da grade de liberações. O Ministério da Cidadania aponta que pouco mais de 18 milhões de pessoas receberam o benefício neste mês.
Todavia, nem todo mundo que afirma ter direito ao projeto conseguiu receber o saldo de fato. De acordo com relatos de alguns usuários, o dinheiro de março ainda não caiu na conta. O que fazer diante desta situação? Em primeiro lugar, é preciso entender em qual das situações abaixo você se encontra exatamente neste momento.
Em alguns casos, as pessoas que estão dentro da folha de pagamentos não conseguiram receber nada no Auxílio Brasil em março. De acordo com o Governo Federal, casos assim não são tão incomuns. Normalmente, isso acontece quando o cidadão passa por um bloqueio dentro do programa social.
Todos os meses, o Ministério da Cidadania realiza novas avaliações acerca das condições de cada um dos usuários do Auxílio Brasil. Assim, algumas pessoas que estavam dentro da folha de pagamentos em fevereiro, por exemplo, podem ter sido excluídas antes dos repasses de março.
Para saber se você faz parte da folha de liberações, basta consultar a situação da sua conta no app oficial do próprio Auxílio Brasil. Em caso de informação de exclusão, o cidadão poderá saber o motivo no mesmo dispositivo. Logo depois, ele poderá tentar resolver o problema específico ao realizar uma visita ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo.
Há, no entanto, uma outra situação. Em alguns casos, as pessoas podem não receber nada do projeto simplesmente porque não fazem parte da folha de pagamentos do programa. Assim como no primeiro caso, o cidadão também pode consultar a informação no app do próprio Auxílio Brasil.
É importante lembrar que para fazer parte do programa, é preciso obedecer algumas regras. Entre elas está a criação de um perfil ativo no Cadúnico. Mas além disso, também é importante ter uma renda per capita de, no máximo, R$ 210, por família. As regras estão dispostas no texto oficial do projeto.
Há casos em que o cidadão cumpre todas as regras e ainda assim não recebe o Auxílio Brasil. Isso acontece porque o Governo Federal não é obrigado a inserir todas as pessoas que possuem o direito de entrada. Quem define o ritmo de novas inserções é o Ministério da Cidadania.
Em um menor grau, também é importante atentar para uma terceira situação. Para quem tem NIS final 0 e não recebeu nada ainda, a dica agora é esperar por ao menos 24 horas. Isso porque em algumas situações é comum que o depósito do saldo demore um pouco para cair. Como a data de recebimento deste grupo específico é justamente nesta quinta-feira (31), convém esperar mais um pouco.
De acordo com o Ministério da Cidadania, pouco mais de 18,08 milhões de pessoas receberam o Auxílio Brasil neste mês de março. Segundo a pasta, esse é o número recorde da história do programa até este momento.