A Caixa Econômica Federal liberou o sétimo lote do Auxílio Brasil em 2022. Cerca de 18,13 milhões de famílias receberão o benefício de R$ 400,00 neste mês. Mesmo que a PEC aprove um aumento de R$ 200,00 do benefício, o governo não pode reajustar ainda o recebimento de julho. Portanto, os R$ 600,00 devem ocorrer apenas em agosto. Mas, há casos sendo reclamados de que o Auxílio Brasil não caiu mesmo estando dentro da data de liberação.
A parcela de julho começou na última segunda-feira (18) para os cidadãos de final 1 do NIS. No entanto, algumas famílias se surpreenderam ao entrar no Caixa Tem e perceber que os R$ 400,00 não haviam sido depositados. Nesse caso, o que fazer se o Auxílio Brasil não caiu? Veja a matéria que o Notícias Concursos preparou neste domingo (24) para te explicar o que fazer.
O que fazer se o Auxílio Brasil não caiu na conta?
Caso o cidadão não encontre o depósito da parcela Auxílio Brasil após a chegada da data definida no calendário, há algumas coisas em que deve ficar atento. Primeiramente, é necessário verificar se a família está apta a receber a parcela atual dos benefícios. Isso porque a Secretaria de Cidadania verifica mensalmente os cadastros dos beneficiários de todo o programa.
Após análise, o governo impede que famílias que não cumpram determinadas regras recebam benefícios e, se a situação persistir, a família pode ser excluída do programa. Para saber se o pagamento foi aprovado, o beneficiário deve consultar a situação no aplicativo do Auxílio Brasil.
O app informa sobre:
- Disposição dos seus benefícios – liberados ou bloqueados em sua conta;
- Extratos de pagamentos de parcelas anteriores;
- Valores;
- Calendário para seu próximo depósito.
Por outro lado, se o aplicativo informar o pagamento de uma retirada, e o familiar não confirmar o depósito na data especificada, é necessário verificar se o dinheiro não foi creditado em outra conta. A maioria das famílias recebe o Auxílio Brasil na poupança digital do Caixa Tem. De acordo com o banco, o dinheiro entrará na conta nas primeiras horas do dia e, às 9h, o benefício já deveria estar disponível para saque.
Além do Caixa Tem, as parcelas do Auxílio Brasil também podem ser sacadas com o cartão do antigo Bolsa Família e Cartão Cidadão. Caso não verifique o depósito de R$ 400,00 em nenhuma de suas contas, o beneficiário deverá procurar atendimento na agência da Caixa, na Central de Atendimento CadÚnico ou Auxílio Brasil de sua cidade. Dúvidas também podem ser esclarecidas ligando para a Cidadania no 121.
Se os benefícios estão suspensos, o que fazer para reativar os pagamentos?
Na maioria dos casos, a Dataprev e o Ministério da Cidadania bloqueiam o pagamento quando há discrepância entre as informações do CadÚnico fornecidas pelo domicílio e os dados de outras bases de dados do governo. Nesse caso, quando o cadastro for renovado e as pendências resolvidas, a família voltará a fazer parte do público beneficiado pelo programa, desde que ainda cumpra as regras para receber o Auxílio Brasil.
Para atualizar os dados da família, o responsável deve procurar o CRAS da sua região e apresentar os seguintes documentos:
- CPF ou título de eleitor do representante da família;
- Documentos de identificação de cada membro da família (preferencialmente CPF);
- Comprovante de endereço;
- Comprovante de matrícula para crianças e adolescentes, se houver.
Após a renovação do cadastro, a Secretaria de Cidadania e a Dataprev fazem uma revisão dos dados do domicílio para garantir que não haja mais informações inconsistentes e que o beneficiário atenda às regras de elegibilidade do programa. A solicitação será analisada pela área responsável pelo programa e, caso a família consiga receber novamente o Auxílio Brasil, a resposta virá em até 30 dias.
Quando o Auxílio Brasil cai na conta do Caixa Tem?
A Caixa paga os benefícios nas primeiras horas do dia. Então, só pela manhã – até as 9h – o dinheiro entra na conta do beneficiário e fica disponível para saque. Caso a família esteja apta a receber a parcela, mas o Auxílio Brasil não caiu, o responsável deve procurar uma agência da Caixa ou CRAS para resolver o problema, como citado.