O Governo Federal está a algumas semanas do início do quinto repasse do seu Auxílio Brasil. De acordo com as informações oficiais, algo em torno de 18 milhões de pessoas receberam o benefício em fevereiro. Ainda não se sabe, porém, se esse número vai seguirá o mesmo na próxima liberação do projeto.
A tendência é de que o Governo dê mais informações neste sentido nos próximos dias. Eles precisam fazer isso antes do próximo dia 18, que é quando os próximos repasses irão começar. Esses resultados serão divulgados através do app do Auxílio Brasil. Por lá, o cidadão vai saber se vai continuar no programa ou não.
Neste sentido, surge uma preocupação sobretudo para as pessoas que já estão na folha de pagamento do programa. Afinal de contas, o Governo Federal vai fazer novos cortes no programa em março? Usuários que já estão dentro dos repasses do projeto poderão sair do benefício?
Oficialmente, ainda não se sabe o que vai acontecer no benefício em março. Como dito, o Governo Federal ainda não divulgou nenhum dado neste sentido. No entanto, é possível adiantar que sim. O Palácio do Planalto certamente vai aplicar novas exclusões na folha de pagamento do programa neste mês.
Muita gente não percebeu, mas isso aconteceu entre janeiro e fevereiro. De acordo com relatos nas redes sociais, algumas pessoas que receberam o benefício no início deste ano não conseguiram repetir a dose em fevereiro. Elas foram excluídas do programa. Os motivos foram os mais variados possíveis.
Minoria
Vale lembrar, no entanto, que estamos falando de uma minoria. A quantidade de usuários que saiu do programa entre janeiro e fevereiro foi tão pequena que muita gente acabou nem percebendo a repercussão nas redes.
Porém, o fato é que as exclusões podem acontecer. O Governo Federal alega que está fazendo novas análises nas contas de todas as pessoas que estão no projeto. A ideia é justamente tentar se livrar de fraudes.
De todo modo, é sempre importante lembrar que não é preciso fazer nenhum tipo de renovação da inscrição. O que o cidadão pode atentar é para as informações do Cadúnico que precisam estar sempre atualizadas.
A ideia é que o cidadão atualize o Cadúnico sempre que existir uma mudança estrutural na família. Então é preciso prestar atenção. Essa atualização acontece sempre sob a gestão das prefeituras.
Auxílio Brasil
A ideia do Auxílio Brasil é ajudar as pessoas que estão passando por momentos de vulnerabilidade social no país neste momento. Originalmente, o programa em questão substituiu o antigo Bolsa Família.
De acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 3,5 milhões de pessoas entraram neste projeto só neste ano. A pasta diz ainda que todos esses indivíduos estão recebendo pelo menos R$ 400 por mês.
O número de usuários do programa no próximo mês de março deve ser divulgado dentro de mais alguns dias. A expectativa é que o Governo consiga aumentar mais um pouco esse número. Entretanto, é preciso esperar para saber se é isso mesmo o que vai acontecer.