O Ministério da Cidadania anunciou no início desta semana que conseguiu zerar a fila de espera para a entrada no Auxílio Brasil. Segundo informações, o programa em questão vai ganhará mais 2,7 milhões de brasileiros. Estas pessoas estão cadastradas no CadÚnico e atendem aos critérios de seleção.
Desde o anúncio, muitas pessoas ficaram ansiosas nas redes sociais para saber se o nome delas está na lista de novos selecionados. Afinal, se o Governo zerou a fila de entrada fazendo a inclusão de 2,7 milhões na folha de pagamento, é possível fazer a consulta oficial dos usuários que estão no programa.
Oficialmente, o que se sabe é que o cidadão precisa esperar pelo resultado no app oficial do Auxílio Brasil ou mesmo no do Caixa Tem. De acordo com informações de bastidores, algumas pessoas já estão vendo os resultados por lá. Mas isso não está acontecendo para a maioria ainda.
De acordo com o Ministério da Cidadania, o sistema ainda está em processo de atualização. Por isso, é provável que os resultados por essas plataformas comecem a sair mesmo quando a data de início dos pagamentos de janeiro se aproximar. Esse é um ponto que normalmente gera uma série de críticas nas redes sociais.
De acordo com relatos publicados na web, vários usuários criticam essa demora. Isso porque as pessoas acabam não sabendo se irão receber ou não. Com isso, esse impasse acaba prejudicando o planejamento do orçamento de muita gente, pois acabam não sabendo se poderão contar com essa ajuda ou não.
CRAS
Antes mesmo de o resultado sair nos aplicativos oficiais do Governo, alguns usuários estão se dirigindo aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). Por lá, eles estão recebendo a informação da seleção.
Segundo relatos, algumas pessoas estão podendo fazer isso até mesmo pelo telefone. Então em alguns casos, nem vai ser mesmo preciso ir até o local para saber se você foi selecionado ou não.
Mas é preciso ter atenção. A gerência do CRAS acontece através do seu município. Então antes de mais nada, é importante se informar para saber se na sua cidade, eles estão passando ou não essa informação .
Auxílio Brasil: o que se sabe
O que se sabe até este momento é que os pagamentos de janeiro do Auxílio Brasil começam mesmo a partir do próximo dia 18. O calendário oficial do ano de 2022, aliás, foi divulgado ainda na última semana.
Os pagamentos turbinados de R$ 400 estão confirmados até pelo menos o final deste ano. De acordo com o Ministério da Cidadania, ninguém vai poder receber menos do que esse patamar.
Alguns usuários estão afirmando receber uma informação de que o valor do Auxílio Brasil deles caiu. Porém, não há motivo para preocupação porque eles irão receber um complemento para chegar ao patamar mínimo de R$ 400.