O Projeto de Lei (PL) 6.394/2019, determina o pagamento de um 13º salário destinado aos beneficiários do Bolsa Família e aos idosos ou portadores de deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
A proposta de autoria do senador Ciro Nogueira recebeu recentemente parecer favorável da Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal, além de também ser aprovada pelo senador Paulo Paim.
Veja também: NOVA parcela do auxílio emergencial será paga para ESTE grupo! Veja como receber!
Até o momento, o texto segue em apreciação na Comissão de Assuntos Sociais. Caso seja aprovado, seguirá para a Câmara dos Deputados. No entanto, para que vigore ainda é necessário receber a sanção do presidente da república, Jair Bolsonaro.
A intenção da proposta é conceder um valor extra equivalente ao benefício recebido pelo segurado no mês de dezembro, junto a última mensalidade do ano. Lembrando que em 2019 o benefício foi concedido apenas aos beneficiários, na ocasião, do Bolsa Família, porém a medida não foi renovada.
Neste sentido, o novo texto inclui o pagamento do 13º salário aos beneficiários do BPC, além de determinar o repasse do abono natalino no mês de dezembro de todos os anos. Todavia, ainda não se sabe se será disponibilizado em 2021, visto que ainda é necessária a tramitação para entrar em vigor.
A partir desta sexta-feira (10), os beneficiários do Auxílio Brasil terão acesso a segunda mensalidade do novo programa. Ressaltando que a distribuição ocorre segundo o final do NIS (Número de Identificação Social). Veja o calendário: