O Governo Federal liberou no início desta semana, o processo de solicitação do consignado do Auxílio Brasil. As solicitações podem ser feitas desde a última segunda-feira (10), embora a maioria dos bancos ainda esteja se adaptando ao novo formato. De tão novo, ele ainda desperta muitas dúvidas por parte dos usuários dos programas sociais do poder executivo.
Uma das perguntas mais comuns que circula entre os beneficiários é a questão da contratação do consignado por telefone. Afinal de contas, o usuário pode fechar a solicitação por meio de uma ligação por voz? De acordo com o Ministério da Cidadania, a resposta é não.
“A autorização deverá ser feita por escrito ou por meio eletrônico, em caráter irrevogável e irretratável, e não poderá ser dada por telefone ou por meio de gravação de voz reconhecida como meio de prova de ocorrência”, diz a regulamentação.
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O Ministério também decidiu que as empresas financeiras não podem entrar em contato com o cidadão para oferecer o consignado do Auxílio Brasil. Este tipo de publicidade ativa está expressamente proibida. Em regra geral, o cidadão interessado no processo do consignado, precisa entrar em contato com a instituição para conseguir realizar a simulação do empréstimo.
O fato de o Governo proibir a solicitação por telefone, não significa dizer que o cidadão não possa ligar para a empresa para tirar uma dúvida, por exemplo. Em alguns casos, parte dos bancos estão oferecendo um número exclusivo para que o cliente entre em contato. O que não pode acontecer é o banco ligar para o usuário, e muito menos fechar a solicitação por telefone.
O Ministério diz ainda que os bancos estão expressamente proibidos de aplicar as chamadas taxas extras. A pasta definiu um teto para a taxa de juros, que será de 3,5% ao mês, ou quase 50% ao ano. A partir deste dado, as instituições podem escolher qualquer taxa, desde que seja menor do que o teto, mas jamais poderão oferecer repasses de juros extras ao cidadão.
Só Caixa já emprestou quase R$ 112 milhões
Dados mais recentes da Caixa Econômica Federal mostram que o banco já emprestou quase R$ 112 milhões no consignado do Auxílio Brasil. Vale ressaltar que estes dados se referem apenas ao primeiro dia de liberação do saldo. O banco iniciou o processo na terça-feira (11).
Segundo as informações do banco, mais de 43 mil contratos foram firmados no primeiro dia com os usuários do Auxílio Brasil. Os cidadãos contrataram o crédito por diversas frentes. É possível realizar a solicitação através do aplicativo Caixa Tem, ou até mesmo pessoalmente em agências do banco, casas lotéricas e também nos correspondentes Caixa Aqui.
O valor médio dos empréstimos no primeiro dia ficou na casa dos R$ 2,5 mil. Agora, os usuários precisarão quitar a dívida na forma de descontos nas parcelas do Auxílio Brasil. Para quem realizou a solicitação na Caixa Econômica Federal já neste primeiro dia, os abatimentos começarão a chegar já nos pagamentos do próximo mês de novembro deste ano.
A lista do consignado
Além da Caixa Econômica Federal, outras instituições financeiras já estão oficialmente homologadas para operar o consignado do Auxílio Brasil. Ao todo, nós estamos falando de 12. Você pode conferir quais são elas na lista abaixo:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank S/A Banco;
- Crefisa S/A;
- Banco Daycoval S/A;
- Banco Pan S/A;
- Banco Safra S/A;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Facta Financeira S/A Crédito Financiamento e Investimento;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
- Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.