Auxílio: atualização de calendários causa confusão entre beneficiários

O Governo Federal está pagando nesta semana a terceira parcela do Auxílio Emergencial. Muita gente não sabe, mas a Caixa Econômica Federal decidiu antecipar os pagamentos deste ciclo. Então o calendário oficial passou por uma alteração.

Isso acaba causando uma certa confusão na cabeça de muita gente. É que muitas pessoas acabam se confundindo na hora de procurar essas informações na internet. Ao buscar o termo “calendário Auxílio Emergencial” no Google, o cidadão acaba ficando na frente de várias opções de informação de várias fontes diferentes.

Na grande maioria das vezes essas notícias estão corretas, mas elas podem estar desatualizadas. Por isso, a primeira dica é verificar a data da publicação da matéria no portal. Assim, o cidadão vai ter a certeza de que aquela informação é a mais nova possível.

Uma dica para isso é usar os recursos que o próprio Google oferece para essa as buscas. No campo das ferramentas, é possível traçar uma linha temporal de pesquisa. Clicando na opção “nas últimas 24 horas” o cidadão vai ter acesso apenas ao que foi publicado naquele dia exato.

É importante também buscar mais de uma fonte de informação. Então se o internauta viu a data de pagamento em um site específico, é interessante também buscar um outro site para confirmar se essa informação bate. Assim, as chances de erro são bem menores.

Fontes oficiais

Outra saída para essa situação é buscar sempre a confirmação das fontes oficiais. No caso do Auxílio Emergencial, o Governo Federal oferece uma série de possibilidades de busca de informação em sites de órgão governamentais.

Para ver o calendário de pagamento e de saques do Auxílio, por exemplo, é importante confirmar os dados no site oficial da Caixa Econômica Federal. Por lá, eles mantêm os dados em constante atualização. Assim, se eles mudarem alguma coisa, lá será o primeiro lugar em que a alteração vai acontecer.

O problema é que não é aparentemente muito fácil encontrar a informação por lá. Para achar o calendário do Auxílio, por exemplo, o cidadão precisa rodar um pouco dentro do site da Caixa antes de encontrar os dados que está procurando. Críticos afirmam que o Governo precisa mudar isso.

Auxílio Emergencial

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, o Palácio do Planalto está fazendo este ano pagamentos de parcelas que variam entre R$ 150 e R$ 375. Esses montantes são portanto notadamente mais baixos do que aqueles que se viu ainda no ano passado.

Além disso, o alcance do programa também caiu. Agora, ainda de acordo com o Ministério da Cidadania, cerca de 39,1 milhões de brasileiros recebem o dinheiro do projeto. Em 2020, o benefício chegou na casa de cerca de 70 milhões. Pelo menos é o que dizem os dados oficiais.

O Governo afirma que não deve mudar o valor ou a quantidade de pessoas que recebem o benefício. De qualquer forma, é muito provável que o programa passe por uma prorrogação. E de acordo com fontes do Palácio do Planalto, o Presidente Jair Bolsonaro deve anunciar isso ainda nesta semana.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.