Autores para conhecer o Realismo Brasileiro: confira!
Descubra quais são eles!
Autores para conhecer o Realismo Brasileiro: confira a lisra!
O Realismo Brasileiro é um dos movimentos literários mais cobrados nas questões de literatura e português dos vestibulares e da prova do ENEM.
Dessa forma, para que você possa estudar o assunto, o artigo de hoje separou autores fundamentais que fizeram parte do Realismo no Brasil. Vamos conferir!
Autores para conhecer o Realismo Brasileiro: introdução
Joaquim Maria Machado de Assis publicou, no ano de 1881, um de seus mais importantes livros, responsável por dar início ao movimento realista brasileiro: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Descontente com o estilo literário até então presente (romantismo), o movimento realista passou a criticar o contexto da época e o conservadorismo presente no mesmo.
Opondo-se completamente ao ideal romântico, ao sentimentalismo e ao subjetivismo, o realismo passa a retratar a realidade, de maneira objetiva e mais verdadeira possível.
Para conhecer mais sobre o movimento, confira alguns dos principais autores do Realismo.
Aluísio Azevedo (1857 – 1913)
Autor de “O Cortiço”. O livro, ainda que possa ser enquadrado em outra categoria (naturalista), é muito importante para o movimento realista.
Além de “O Cortiço”, podemos destacar as suas obras “O Mulato” e “Casa de Pensão”.
Raul Pompéia ( 1863 – 1895)
Raul Pompéia é o autor de “O Ateneu”, cujo título da obra traz o nome do colégio onde o protagonista da obra vai estudar por imposição de seu pai.
Adolfo Caminha (1867-1897)
Caminha foi autor de “Bom Crioulo” e “A Normalista”, com obras caracterizadas pela presença do determinismo.
Júlio Ribeiro (1845-1890)
A sua principal obra foi “A Carne”, considerada de cunho naturalista. Escritor e gramático, Julio Ribeiro foi idealizador da bandeira do estado de São Paulo, desenhada em 1888.
Júlia Lopes de Almeida (1862-1934)
Júlia Lopes de Almeida foi uma grande defensora das mulheres. Defendia a educação e o voto para o sexo feminino. Foi a única mulher que participou da idealização da Academia Brasileira de Letras.