Você já ouviu falar no termo autoliderança? Se ainda não, este é um bom momento para refletir sobre esse conceito importante.
Descubra como essa forma de se auto liderar pode ajudar você a conquistar novos patamares na sua vida. Acompanhe!
O que é autoliderança?
A autoliderança, como o próprio nome nos dá a entender, refere-se à capacidade de conseguir liderar a si mesmo. Basicamente, é a capacidade que um indivíduo tem de gerir os seus comportamentos, a sua rotina, ações, etc.
Essa autoliderança pode aparecer nos mais diversos contextos de nossas vidas: aprendemos a liderar as nossas tarefas de casa, no trabalho, nos relacionamentos, nos estudos, e assim por diante.
Saber se liderar, hoje em dia, é algo de extrema importância. Quando deixamos tudo na mão de outros líderes, passamos a terceirizar a nossa vida e, consequentemente, os nossos sonhos.
Qual a importância da autoliderança?
A importância da autoliderança nasce a partir do momento em que paramos para pensar que, sem ela, estamos apenas cumprindo demandas alheias. Quando aceitamos que apenas as outras pessoas liderem as nossas ações, deixamos de lado a nossa autonomia e, ao mesmo tempo, os nossos sonhos.
Afinal, se você sempre cumpre o que ordenam, como você poderá atingir os resultados que você quer, e não os que os outros querem? Pois é!
Pensar sobre isso é fundamental para que, a cada dia, você consiga adquirir um poder maior sobre a sua própria vida. Além disso, por meio dessa liderança de si mesmo você se torna capaz de lutar contra a procrastinação, pois sabe “mandar” em si quando necessário.
Também é por meio dessa liderança que você combate a autossabotagem, pois cria as suas próprias regras e as segue, sem ficar comparando a sua vida com a dos outros. Aqui, o importante é o que você detectou como imprescindível e que deve ser feito. Simples assim.
Como desenvolvê-la?
Agora que você já entendeu o que é e qual a real importância da autoliderança, vem aquela dúvida: como desenvolver da melhor forma? O que levar em consideração para isso?
Nesse cenário, trouxemos algumas recomendações que podem ser úteis:
- “Se não eu, quem?”: Como diz a mentora de carreira Anna Damico, se não fizermos o que deve ser feito, quem fará? Esse pensamento deve estar presente na sua rotina. Não permita que as outras pessoas comandem todos os seus passos e você se torne um coadjuvante da sua própria vida, seja ela pessoal ou profissional.
- Conheça você mesmo: Conheça bem quem você é. Entenda seus pontos fortes e fracos. Descubra o que você gosta e o que não gosta. Todas essas informações são importantíssimas na hora de praticar a autoliderança. Sem elas, como você saberá quais passos deve dar e quais atitudes deve descartar da sua vida?
- Estabeleça metas e sempre as acompanhe: Esteja sempre traçando metas inteligentes para a sua vida. Mas, mais do que isso, acompanhe o seu desenvolvimento sempre. Portanto, trate de fazer metas mensuráveis e que sejam passíveis de acompanhamento! Isso vai lhe ajudar a “voltar aos eixos” quando o caminho da procrastinação parecer mais atrativo.
Todos esses pontos são importantes na autoliderança. Não os desperdice e esteja sempre atento ao que você tem feito para se desenvolver. Afinal, você é o dono da sua vida – lidere-a!