Autoimagem no ambiente de trabalho: Como ter uma boa autoimagem?

Autoimagem no ambiente de trabalho: Como ter uma boa autoimagem?

autoimagem no ambiente de trabalho pode ser a responsável pela sua produtividade, bem como pode ser a mola propulsora da falta de concentração e autoconfiança. Por isso, reunimos neste texto algumas considerações que podem lhe ajudar com a sua autoimagem. Acompanhe e saiba mais!

Como desenvolver uma boa autoimagem no ambiente de trabalho?

Para desenvolver a sua autoimagem no ambiente de trabalho de forma positiva, algumas considerações devem ser levadas em conta. A seguir elencamos 5 pontos que podem ser bastante úteis no seu processo de descoberta. Veja:

1. Comece analisando os seus pontos fortes

Muitas vezes, ancoramos nossos pensamentos apenas nas coisas ruins que pensamos sobre nós mesmos. Porém, devemos quebrar esse hábito para começar a mentalizar atributos positivos que possuímos, mas que nem sempre nos damos conta.

Sendo assim, comece a pensar sobre a sua rotina de trabalho: O que você tem feito muito bem? As pessoas pedem conselhos em quais momentos? Você ajuda as outras pessoas? Como você as ajuda? Você é uma pessoa organizada? Quais habilidades profissionais percebe que possui? Quais estão sendo aprimoradas?

Todos esses questionamentos podem lhe ajudar a começar a construir uma autoimagem no ambiente de trabalho que seja mais positiva.

2. Como você costuma se portar em reuniões?

Pense sobre como você tem se portado nas suas reuniões e faça uma autoanálise. Às vezes, autossabotamos a nossa atuação, ficando calados e “perdidos” nas reuniões, por exemplo.

Se esse é o seu caso, comece a estudar a pauta da reunião com antecedência e pesquise soluções para as questões que vão sendo levantadas. Em seguida, comprometa-se a falar sobre alguma solução que você pesquisou – isso em todas as reuniões possíveis.

3. Foque na autoaceitação

Foque sempre na sua autoaceitação e faça exercícios diários para isso. Você pode se olhar no espelho e listar, para si mesmo, quais são os seus atributos físicos e intelectuais.

Sabe aqueles gatilhos emocionais que aparecem dizendo que você não é bom em algo? Ignore-os. Foque apenas em aceitar o que você vê na frente do espelho e se esse tipo de pensamento vier à mente, tente pensá-lo por meio de outra perspectiva, como no exemplo:

  • Se um pensamento vier lhe dizer que você não sabe fazer tal coisa, pense em seguida que você está aprendendo e se esforçando para aprender, e isso é bom!

4. Pratique o autocuidado

O autocuidado também pode ser um grande aliado no desenvolvimento de uma boa autoimagem no ambiente de trabalho. Por meio dele nós podemos cuidar da nossa saúde, promover bem-estar e até mesmo desencadear sensações de segurança, autoconfiança, autoestima, etc.

Por isso, cuide da sua aparência e da sua mente. Aprenda coisas novas, desfrute de boas sensações e atividades e veja como isso pode mudar a sua vida.

5. Faça psicoterapia

Por fim, procure fazer psicoterapia para mergulhar ainda mais dentro de si mesmo. Assim você aprenderá ainda mais sobre os seus próprios limites, pontos positivos e negativos, aceitando-os e aprendendo a lidar com eles.

Da mesma forma, será possível reconhecer os gatilhos por trás da autoimagem ruim, além de aprender a lidar com as suas emoções provenientes da baixa autoestima.

Experimente e veja como isso pode ser bastante interessante para você. Boa sorte nas suas descobertas pessoais!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?