Autoanálise no trabalho: O que é e como fazer? - Notícias Concursos

Autoanálise no trabalho: O que é e como fazer?

autoanálise no trabalho pode ser usada como a sua aliada em buscas de melhorias. É a partir dela que você consegue fazer uma auto reflexão e possibilita o seu autoconhecimento, melhorando a sua forma de agir e desenvolver o seu trabalho. Mas, na prática, o que é autoanálise? Como fazê-la corretamente? Veja as nossas dicas!

O que é a autoanálise no trabalho?

A autoanálise no trabalho consiste na sua capacidade de avaliar e analisar o seu desempenho, as suas ações e os seus resultados. Trata-se de uma atividade reflexiva, que deve acontecer de maneira corriqueira, a fim de ajustar pequenos pontos que precisam ser melhorados ou mudados. Sem a autoanálise você pode estar cometendo equívocos que nem se dá conta.

Como fazer a autoanálise no trabalho?

Para fazer a autoanálise do trabalho é preciso considerar alguns fatores que se enlaçam com a sua rotina corporativa. Veja abaixo quais são cada um deles:

1- Comece analisando os pontos fortes e fracos

Comece analisando o que você consegue desempenhar com coesão e o que precisa ser melhorado. Essa reflexão relaciona-se com o seu autoconhecimento e lhe dá munição para desenvolver os seus pontos fracos e fortalecer os seus pontos fortes. Vale ressaltar que esses pontos podem aparecer de diversas formas:

  • Nas relações;
  • Nos prazos;
  • Na capacidade de resolver problemas;
  • Na comunicação assertiva; etc.

2- Reflita sobre o que pode ser melhorado

Ao ter as informações acima em mão, é chegada a hora de refletir sobre o que pode ser melhorado. Comece a analisar quais medidas precisam ser tomadas para que aquele impasse seja resolvido de forma mais coerente. Por exemplo: Você tem sentido que não está conseguindo se comunicar de forma assertiva? Experimente ler mais sobre a comunicação interpessoal.

3- Observe os valores e as metas da empresa

Esteja sempre atento aos valores e metas da sua empresa. Faz parte da autoanálise no trabalho avaliar qual a coerência entre as suas atitudes e essas necessidades corporativas. Assim você consegue alinhar o seu desempenho às expectativas empresariais.

4- Atente-se para a sua prática diária

Observe a sua prática diária e as emoções que aparecem no cotidiano. Você tem se sentido muito estressado ou satisfeito com os resultados? Faça essa autoanálise para encontrar possíveis gaps que podem ser melhorados.

5- Tenha metas e sempre analise-as

Além de considerar as metas da empresa, lembre-se de levar em conta os seus próprios objetivos. Assim você conseguirá desenvolver um caminho mais justo e coerente com o que você acredita e com as necessidades que o seu trabalho requer de você.

6- Analise o seu networking e as suas interações

Para finalizar a sua autoanálise no trabalho, observe as suas interações e o seu networking. Veja o quanto você é requisitado para dar a sua opinião e qual é o seu nível de influência. Lembre-se de trabalhar essas relações para cada vez mais aumentar as chances de um futuro promissor e bem-sucedido. Isso fará toda a diferença em sua carreira.

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