Autoaceitação no trabalho: Por que é importante ter?
A autoaceitação no trabalho é fundamental para quem quer manter uma rotina saudável e que não se torne uma sobrecarga. Isso porque essa arte de aceitar a si mesmo pode lhe ajudar a entender melhor os seus limites, pontos fortes e pontos fracos.
No decorrer deste texto, portanto, apresentamos algumas considerações sobre essa autoaceitação. Acompanhe.
Por que é importante ter autoaceitação no trabalho?
A autoaceitação no trabalho é importante uma vez que, graças a ela, conseguimos nos colocar em primeiro lugar. Deixamos de fazer coisas que podem ser prejudiciais para a nossa saúde, e entendemos que está tudo bem não ser perfeito. Afinal, ninguém é.
Além disso, outros fatores tornam essa autoaceitação importante. São eles:
1. Você consegue ser mais autônomo
A autonomia no trabalho é uma peça-chave para aprender coisas novas, desenvolver-se e, inclusive, destacar-se dos demais.
Porém, não existe como você conseguir ser autônomo se, na realidade, não se aceita como realmente é.
Isso porque a autoaceitação é responsável por nos encorajar. Quando aceitamos quem somos e entendemos as nossas falhas, buscamos formas de lidar com as adversidades baseando-se naquilo que somos capazes de fazer.
Assim, conseguimos ser mais autônomos porque passamos a acreditar mais em nós mesmos, uma vez que nos conhecemos por completo.
2. Aprende os seus limites e sabe dizer “não”
Quando a autoaceitação no trabalho aparece, também entendemos melhor os nossos limites. Sabemos o que está ao nosso alcance e o que foge do nosso controle.
Além disso, reconhecemos o que podemos fazer e o que poderia provocar o esgotamento emocional. Desse modo, temos mais bagagem de argumentos para dizer “não” quando necessário.
3. Para de se cobrar como se fosse perfeito
A autoaceitação no trabalho também é responsável por uma maior consciência dos seus pontos fortes e fracos. E isso faz com que você pare de, simplesmente, ficar se cobrando para ser uma pessoa perfeita.
Afinal, todo mundo sabe que ninguém é perfeito, não é mesmo? Com a autoaceitação no trabalho, torna-se mais simples aceitar as suas limitações e parar de querer ser um super-herói!
4. Entende que está tudo bem nem sempre se sentir bem
Nem sempre estamos nos sentindo bem. Às vezes, temos um certo desânimo para cumprir as nossas tarefas do dia. Isso acontece porque, inclusive, a nossa mente precisa se equilibrar, afinal, não existe felicidade se a tristeza/desânimo não estiver presente de vez em quando.
Assim sendo, a autoaceitação no trabalho também lhe ajuda a entender que não tem problema você desanimar as vezes. Isso faz parte. E quando você reconhece que esse desânimo aparece de vez em quando, não se sente tão culpado por ficar “sem vontade” de fazer algo.
5. Melhora a sua autoestima e a sua saúde mental
Por fim, aceitar-se é abrir caminho para o desenvolvimento da autoestima. Afinal, engana-se quem pensa que uma boa autoestima é baseada apenas no foco que temos nos pontos fortes. Não é bem assim.
A autoestima também se envolve com a nossa capacidade de reconhecer nossos defeitos, e nem por isso nos sentirmos inferiores. Mas sim, entendemos que ninguém é perfeito e que sempre é possível melhorar.
Logo, todos esses pensamentos impactam a nossa saúde mental, trazendo mais qualidade de vida.
Agora, conte-nos: como está a sua autoaceitação no trabalho?