Aurora Boreal e Austral: O que é cada fenômeno

Aurora Boreal e Austral consistem em fenômenos que acontecem em regiões polares do planeta. Elas podem ser visualizadas no período noturno ou final da tarde. 

Além disso, possuem uma beleza natural incrível, promovendo uma apresentação de luzes coloridas e brilhantes. A saber, o fenômeno ocorre por conta do contato dos ventos solares com o campo magnético da Terra.  

Ambos os temas podem aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!

Aurora Boreal e Austral: Características e informações

Basicamente, podemos separá-los pelos polos. Ou seja, quando ocorre em regiões próximas ao polo Norte denomina-se aurora boreal, já quando ocorre no Sul denomina-se aurora austral. 

Vale dizer também que um estudo realizado pela Nasa, demonstrou que as duas auroras movimentam-se em direções opostas. Dito isso, a austral se move em direção ao Sol, já a boreal segue o sentido contrário. 

Ademais, os meses que ambas auroras podem ser vistas com maior frequência, são:

  • Fevereiro
  • Março
  • Abril
  • Setembro
  • Outubro 

Além do mais, a aurora boreal aparece em variados formatos, como pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. 

No entanto, aparecem alinhados ao campo magnético terrestre. Além disso, as cores tendem a possuir uma grande variedade, contudo, podem aparecer em várias cores ao mesmo tempo. 

Além disso, quando ocorrem tempestades solares, o planeta acaba atingido por uma enorme quantidade de ventos solares. Inclusive em momentos de auroras eles são mais comuns. 

A saber, por mais que ambos os fenômenos proporcionem imagens sensacionais, elas também podem prejudicar meios de comunicação por conta dos raios solares. 

Dessa maneira, eles podem atingir a transmissão de sinais de televisão, radares, telefonia, satélites e sistemas eletrônicos de modo geral. 

Curiosidades

A aurora boreal e austral possuem algumas curiosidades interessantes, veja algumas delas:

  • O termo aurora boreal surgiu por conta do astrônomo Galileu Galilei que homenageia a deusa romana Aurora e seu filho Boreas. 
  • O fenômeno não se restringe apenas ao planeta Terra, ele também pode ser encontrado em Júpiter, Saturno e Marte. 
  • A aurora austral denomina-se em algumas regiões como Aurora Polar. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre a aurora boreal e austral?

Não deixe de ler também – ENEM: Fenômenos e desastres naturais recentes que podem ser cobrados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.