Aumento do consumo no e-commerce
Uma pesquisa realizada pelo FeComercioSP, mostra que o aumento do consumo no e-commerce paulista em 2020 foi de 2,9% para 3,7% entre janeiro e junho.
Mas não foi somente em SP que houve esse aumento, as vendas no e-commerce cresceram em um todo.
Portanto, se seu negócio não está ainda na internet, essa é chance de alavancar suas vendas.
Atualmente, devido a facilidade em acessar a internet, as pessoas estão online o tempo todo.
Ou seja, você pode estar perdendo muitos clientes, caso ainda não tenha migrado para as vendas online.
Podemos dizer, que durante a pandemia foi o maior aumento do consumo no e-commerce dos últimos tempos.
Setores com maior crescimento do consumo no e-commerce
Sabemos que com o distanciamento, muitos restaurantes e empreendimentos alimentícios precisaram se renovar.
Pois com o fechamento dos estabelecimentos, muitos deles migraram para as vendas online, principalmente, por aplicativos.
Ou seja, com o aumento das vendas, cresceu também o serviço delivery.
Com isso ajudando no aumento do consumo no e-commerce.
Além claro, de gerar mais empregos no setor de entrega.
Outro setor que cresceu muito foi o de cursos online, muitas pessoas passaram a dedicar seu tempo estudando.
E pensando nisso, empresas disponibilizaram cursos gratuitos inclusive, facilitando essas qualificações.
Ou seja, permitindo que muitas pessoas tivessem acesso a informação.
Mudanças de hábito do consumidor
Algo muito notável foi a mudança na forma de consumo no e-commerce, os consumidores tornaram-se mais exigentes.
Portanto, para conquistar esses clientes, é necessário que as empresas prestem um bom atendimento, ofereçam um bom produto ou serviço, e saiba como fidelizar esses clientes.
Não basta apenas vender, é preciso saber conquistar o cliente de diversas formas:
- promoções e ofertas
- cupons de descontos
- cartão fidelidade
- atendimento pós-venda
Algo imprescindível na venda, é atender o cliente bem, saber ouvi-lo e principalmente, demonstrar pós-venda que ele é importante pra empresa.
Os clientes estão cada vez mais atenciosos à isso, analisando todas etapas que levaram ele a finalizar a compra.
Portanto, se a sua empresa não realiza essas etapas de atendimento, não perca mais tempo.
Adapte a sua empresa a necessidade do cliente.
Desperte nele, vontade de comprar novamente com você, e principalmente, de indicar seu produto ou seu serviço a outras pessoas.
O marketing boca a boca, continua sendo um dos melhores, até mesmo hoje em dia com tanta tecnologia.
E por fim, devemos relembrar a importância de estar presente virtualmente, pois mesmo pós-pandemia, a promessa de que as vendas online continuem crescendo são enormes.