Seja para quem trabalha home office ou estuda em casa, o aumento da produtividade é um objetivo, muitas vezes inatingível, visto as diversas distrações que acometem o ambiente doméstico.
Garantir mais foco e evitar a perda de tempo, sem dúvidas, fazem toda a diferença na qualidade das tarefas desempenhadas, além é claro, de otimizar o tempo, garantindo uma folguinha extra para momentos de descanso e lazer.
Diante disto, em busca do aumento da produtividade, muitas pessoas acabam apostando em cargas horárias extensas e controlam até as idas ao banheiro, um grande erro, que além de não ajudar a render mais o dia, também pode comprometer a saúde.
Veja também: Como economizar em seu home office?
Cérebro descansado, trabalha melhor!
A primeira regra para aumentar a produtividade, seja para o trabalho como para os estudos é priorizar o descanso do cérebro.
Sem a ativação cerebral, as células da região acabam se reorganizando completamente, o que resulta em mais motivação e foco quando retornar às responsabilidades.
Isso não significa ficar sem fazer nada, apesar de o tédio também favorecer a regeneração da mente, entretanto, vale a pena apostar em outras atividades ao longo do dia, já que as áreas ativadas no cérebro durante o ócio são diferentes das áreas ativadas no momento de trabalho ou estudo.
O descanso inclui desde pequenos intervalos de 5 a 10 minutos durante as atividades, que podem ser usados para um breve alongamento, um café ou quem sabe para algumas técnicas de respiração que ajudam a aliviar o estresse e ansiedade; como também um bom sono de no mínimo 6 horas por noite.
Equilíbrio ainda é a melhor estratégia!
Além do descanso, outra grande estratégia para otimizar o tempo e ser mais produtivo no dia a dia é a busca do equilíbrio. Nada em excesso faz bem, nem o trabalho, nem os momentos de ócio, por isso é preciso dividir em partes iguais tais momentos.
Na busca por este equilíbrio, muita gente acaba se equivocando na divisão do tempo, sobrecarregando a semana com trabalhos e estudos, deixando apenas o final de semana para descansar.
Apesar destes poucos dias já aliviar a sobrecarga da semana, vale ressaltar, que durante os dias de trabalho pesado e estudos, é preciso arranjar uma brecha para introduzir outras atividades para o cérebro dar aquela respirada.
Para isso, nada melhor do que estipular um horário de oficio, sem exageros é claro, inclusive, incluir no restante do dia, pelo menos 30 minutos de alguma atividade física ou hobbie.
Dessa forma, a rotina não fica tão pesada e a saúde mental é favorecida, resultando assim, não só no aumento da produtividade, como também em uma melhor qualidade das tarefas desempenhadas.
Outra dica extra em relação à produtividade, é se desligar das redes sociais, ligações, afazeres de casas, entre outras coisas que acabam interrompendo o processo de produção. Por isso, caso seja possível, deixe o celular em modo avião e foco.
Leia mais: Trabalho home office pode gerar problemas de bem estar físico e mental