Tédio pode ser um gatilho para a regeneração da mente

photo-1587632592210-22a9fe6a3e23
Banco de Imagens: Unsplash

A sensação de desinteresse, desmotivação e até a falta do que fazer define o termo tédio. Apesar de este significado parecer negativo, o tédio pode ser um gatilho para processos criativos.

Isso porque, durante esse momento de desobrigação e porque não liberdade mental, muitas pessoas acabam refletindo sobre determinada situação e rompendo a estrutura do cotidiano que as incomoda. Essa regeneração da mente acaba construindo novas ideias para se renovar ou se superar.

E você pode estar se perguntando, isso não pode ser garantido durante os momentos de descanso? E a resposta é sim, claro, mas durante os momentos tediosos o indivíduo tende a reparar questões negativas, que levam ao incomodo, já que a situação reflete em um sentimento de descontentamento.

De acordo com especialistas em filosofia, para haver esta buscar por mudanças positivas, um momento difícil ou a sensação de enfado pode ser decisiva no processo criativo.

Sem o tédio, há uma repetição e um travamento do desejo, o que provoca a estagnação e afasta a criatividade.

Diferença entre o tédio e ócio

photo-1501772418-b33899635bca
Banco de Imagens: Unsplash

O tédio geralmente está ligado à monotonia diária, por isso acaba forçando a construção de novas ideias. Já o ócio, nada mais é do que a recusa às tarefas produtivas.

Também vale pontuar a diferença desses estados para o descanso, que é quando o corpo e mente cessam as tensões físicas e mentais.

Apesar dessas diferenças, os momentos de tédio e descanso acabam sendo casa vez mais escassos diante das atribulações modernas.

Trabalho, cuidados da casa, do corpo e até as relações sociais, vão ocupando os espaços no cotidiano, não deixando brecha para a mente regenerar.

Outro fator que vem limitando o tédio na vida das pessoas é a tecnologia. O uso de dispositivos móveis a todo o momento provoca uma reação de alerta no cérebro, por meio dos seus estímulos sonoros e visuais.

Dessa forma, as pessoas ao invés de buscar uma solução criativa para os momentos de tédio, acabam recorrendo ao imediatismo da internet, a fim de saciar essa necessidade de reação e interação do cérebro.

Mais estímulos criativos

 

Além do tédio, há outras situações que podem promover a regeneração da mente. Esses estímulos criativos também ocorrem durante fases meditativas, mindfulness e antes da fase REM do sono.

É importante treinar cada vez mais a mente para estágios de foco e concentração, pois dessa forma, acontece uma “limpeza”, onde se é eliminada preocupações rotineiras, pensamentos negativos, entre outros fatores que atrapalham os processos criativos.

A criatividade também pode ser trabalhada em decorrência da inspiração. Para isso, nada melhor do que aproveitar de momentos de relaxamento e lazer, buscando referências em livros, filmes, músicas e arte.

 

Leia também: Como vencer a procrastinação

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.