Conectivos: Expressões para interligar frases

Expressões usadas para interligar frases

Os conectivos são utilizados para associar ideias e estabelecer ligações entre elas. Podem pertencer a classes gramaticais diferentes, como conjunção, advérbio, preposição, expressões adjetivas.

Na gramática, articuladores de um discurso ou conectores são termos que, em um texto, ligam palavras e frases. Essas palavras são conhecidas também como conectivos.

Tipos de conectivos

Ao escrever um texto é fundamental que se tenha ideias claras. Para que isso ocorra, as frases devem estar bem articuladas, o que significa ser coeso. Essa articulação pode ser alcançada por meio de elementos conectivos, normalmente conjunções, advérbios e pronomes.

Através dos elementos de coesão é possível chegar ao encadeamento das ideias: frase B retoma elemento da frase A; parágrafo B refere-se à informação do parágrafo A. Dessa forma, o texto fica com uma sequência lógica.

No entanto, na hora de redigir um texto, é complicado lembrar as variações que evitam o uso repetitivo dos mesmos conectivos. Para evitar esse problema, veja abaixo os principais conectivos seguidos de alguns exemplos.

Adição

Esses conectivos exercem a função de apontar soma entre as orações, argumentos e ideias.

e, nem, pois, além disso, e ainda, não só … mas também, como ainda, bem como … assim como, por um lado … por outro lado, depois, logo após, finalmente, em primeiro lugar, em segundo lugar, do mesmo modo, igualmente, de igual modo, da mesma maneira, de igual maneira, de novo, novamente, também, primeiramente, da mesma forma, de igual forma, ultimamente, opostamente, de modo oposto, de maneira oposta, por último.

 

Exemplos:

Os rapazes venceram a partida e foram comemorar.

Gustavo ficou furioso. Além disso, falou tudo que pensava.

Conclusão / síntese / resumo

Esses conectivos são usados na conclusão do parágrafo, dando clareza a ideia exposta. Esse tipo de conectivo também pode exercer a função de resumo de uma ideia ou argumento.

pois, portanto, por conseguinte, assim, logo, enfim, concluindo, conclusivamente, em conclusão, em síntese, consequentemente, em consequência, por outras palavras, ou seja, em resumo, ou melhor, pois, por isso, deste modo, em suma, sintetizando, finalizando.

Exemplos:

Nesse sentido, é possível observar que a lei precisa de alterações.

Dessa maneira, a análise fica condicionada a novas informações.

Certeza / afirmação

São utilizados para dar ênfase a uma ideia presente no texto.

certamente, é evidente que, com certeza, decerto, naturalmente, que, sem dúvida, sem dúvida que, de certo, é óbvio que, evidentemente, obviamente, verdadeiramente, de verdade, verdadeiro, realmente, exato, exatamente, com exatidão, em outras palavras.

Exemplos:

Em outras palavras, é possível observar que tudo estava de acordo com a lei.

Efetivamente, Rodrigo estava certo.

Concessão

Conectivos usados para indicar desacordo a um período.

embora, mesmo que, se bem que, apesar de, ainda assim, ainda que, por mais que, mesmo assim, de qualquer forma, posto que, malgrado, não obstante, inobstante, em que pese.

Exemplos:

Ainda que pare de chover, não irei mais sair.

Embora seja perto eu irei de carro.

Oposição / contraste

Aqui os conectivos são usados quando o autor do texto quiser contrastar ideias, ou seja, mostrar o contrário do que foi exposto.

mas, porém, todavia, contudo, no entanto, contrariamente, em vez de, ao invés de, pelo contrário, por oposição, oposto, opostamente, entretanto, doutro modo, ao contrário, não obstante, por outro lado.

Exemplos:

Por outro lado, é necessário considerar o que dizem os especialistas.

Lucas foi promovido, porém, não estava feliz.

Explicitação / particularização

Conectivos usando quando o autor deseja expressar explicação, razão ou circunstancias.

quer isto dizer, isto (não) significa que, por outras palavras, isto é, por exemplo, ou seja, é o caso de, nomeadamente, em particular, a saber, entre outros, especificamente.

Exemplos:

Mariana estava com ansiedade em fazer a prova, ou seja, sentia medo.

Mauro não foi à festa, isso significa que não melhorou.

Reafirmação / confirmação / resumo

Esses conectivos são usados para reforçar a ideia já apresentada ao longo do texto, dando destaque ao pensamento do autor.

ou seja, ou melhor, por outras palavras, com efeito, efetivamente, na verdade, de fato, de tato, em suma, em resumo, resumidamente.

Exemplos:

Em outras palavras, é possível observar que tudo estava de acordo com a lei.

Efetivamente, Rodrigo estava certo.

Tempo

Indica o tempo em que se passaram ações descritas ao longo do texto.

quando, enquanto, até que, antes que, logo que, assim que, depois que, sempre que, desde que, desde quando, todas as vezes, senão quando, ao tempo que, mal.

Exemplos:

Quando amanhecer, tomarei diversas providências.

Antes que o dia termine, falarei com ela.

Finalidade / intencionalidade

Conectivos usados quando o autor deseja mostrar o resultado de um trabalho.

com o fim de, com intuito, para (que), a fim de, com o objetivo de, de forma a, com o fim / com o objetivo de / com o propósito de / com intuito de / com a intenção de, com o fito de.

Exemplos:

Fiz isso com o intuito de te deixar feliz.

Ele estuda assim, com o objetivo de passar no vestibular.

Advérbios como conectivos

Os advérbios são palavras que expressam uma circunstância e também são usados como conectivos. Essa circunstância pode ser de lugar, tempo, modo, afirmação, negação, dúvida, intensidade, exclusão, inclusão e ordem.

Os advérbios modificam um verbo ou adjetivo. Podem também ser classificados em locuções adverbiais. Isso ocorre quando duas palavras ou mais atuam como um advérbio, mudando o sentido de um verbo, adjetivo ou do próprio advérbio.

As locuções adverbias são classificadas de acordo com a circunstância que indicam, podendo também ser classificadas em: locução adverbial de lugar, locução adverbial de tempo, locução adverbial de modo, locução adverbial de afirmação, locução adverbial de negação, locução adverbial de intensidade, locução adverbial de dúvida.

Graus dos advérbios

Os advérbios não podem ser flexionados em gênero – masculino e feminino – e numero – plural e singular -. Entretanto, alguns advérbios podem ser flexionados em grau, podendo ser comparativo e superlativo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.