Como identificar adjunto adnominal

Termo empregado na oração que tem função adjetiva

Adjunto Adnominal (Adj. Adnominal) é um termo acessório utilizado para atribuir, determinar, modificar, classificar um substantivo. Por ser usado para atribuir característica ou qualidade a um nome e tem função adjetiva.

As letras “ad” antes dos termos tem significados de adição, ou seja, adjunto é o que está ao lado, que está junto, e adnominal é o que está ao lado do nome (nominal).

Dessa forma, adjunto adnominal estará relacionado ao núcleo do sujeito ou ao núcleo do predicado em uma sentença. E esse núcleo será sempre um substantivo.

No português, adj. adnominal está dentro da análise sintática. Sintaxe é o estudo a função dos substantivos, dos nomes em uma oração.

Identificando o adjunto adnominal

É por meio da análise sintática que o adjunto adnominal será identificando em uma frase. Para isso, é necessário aplicar as regras da gramática.  No caso aqui estudado, é necessário saber o que é um substantivo.

Primeiro é necessário separar cada palavra da sentença e encontrar o substantivo, que geralmente é o núcleo. Aqueles termos que estiverem se referindo a ele, serão o adj. adnominal. Vale ressaltar que poderá haver mais de um adjunto adnominal na frase, ou seja, pode estar no sujeito e no predicado da mesma oração. Dessa forma, pode-se dizer que um único substantivo pode ter mais de um adjunto adnominal.

Além disso, nada pode ficar entre o adjunto adnominal e o nome ao qual ele se refere. Portanto, nada deve ficar entre eles, a não ser que seja outro adj. adnominal.

Adjunto adnominal e análise sintática

Adjunto adnominal no núcleo do sujeito

Exemplo: Uma agonia forte atacou a paciente doente.

Primeiro deve-se identificar o sujeito da oração. O verbo da oração é “atacou”. Atacou o que? “Uma dor extrema”. Então, esse será o sujeito.

Depois identificar o núcleo do sujeito, que é o substantivo abstrato “agonia”. E ao seu redor tem o artigo “uma” e o adjetivo “forte”. Ambos estão se referindo ao substantivo “agonia”. Desta forma, “uma” e “extrema”, são os adjuntos adnominais encontrados no sujeito da oração.

Adjunto adnominal no núcleo do predicado

Exemplo: Uma agonia forte atacou a paciente doente.

O primeiro passo será identificar o predicado. Na frase acima será “atacou a paciente doente”. O verbo “atacou” é transitivo direto, então será seguido de um objeto direto “a paciente doente”.

O núcleo do predicado no objeto direto é o substantivo “paciente”. O artigo “a” e o adjetivo “doente” estão modificando o substantivo. Ou seja, eles tem a função de adjunto adnominal no predicado da oração.

Então, foi explicado que em uma mesma sentença pode ser encontrado vários adjuntos adnominais. Seja no núcleo do sujeito, no do predicado ou nos dois ao mesmo tempo.

Qual a importância do adjunto adnominal na frase?

Mesmo o adjunto adnominal não sendo considerado um termo essencial, a sua retirada pode comprometer o sentindo da mensagem.

Exemplo: Uma agonia forte atacou a paciente doente.

Retire os adjuntos adnominais que já foram identificados. Foram os termos: “uma”, “forte”, “a” e “doente”. A sentença ficará desta forma: “Agonia atacou paciente”.

Tem sentindo a frase? Tem sim! Mas será que em um diálogo a oração acima faria algum sentindo? Provavelmente não! Pois seria apenas uma frase solta no ar, sem conexão. Por isso que a utilização do adjunto adnominal é importante na construção de uma frase.

Adjunto adnominal e as classes gramaticais

Dentro de uma frase, algumas classes gramaticais são as mais encontradas assumindo a função de adj. adnominal. São os adjetivos, as locuções adjetivas, artigos definidos e indefinidos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos.

Exemplos com adjetivo

  • Aquela moto amarela foi vendida.
  • Ela ama música movimentada.

Exemplos com locução adjetiva

  • Dias de verão são quentes.
  • Picadas de abelha são doloridas.

Exemplos com artigo definido e indefinido

  • A aluna passou no teste. (Definido)
  • Você quer uma fatia de bolo? (Indefinido)

Exemplos com pronome adjetivo

  • Minhas amigas fizeram tudo na festa.
  • Aquela professora reprovou todos os estudantes.

Exemplos com numeral adjetivo

  • Vinte candidatos foram chamados.
  • A companhia atendeu menos de mil candidatos.

Adjunto adnominal versus complemento adnominal

Tanto adjunto adnominal quanto o complemento adnominal só são identificados por meio da análise sintática. Contudo, o complemento adnominal irá completar um elemento de natureza nominal. Ou seja, um adjetivo, substantivo ou advérbio. Enquanto que o adj. Adnominal irá modificar o substantivo.

O adj. adnominal é um termo acessório, já o complemento adnominal é um termo integrante. Isto quer dizer que ele não pode ser retirado, pois a própria estrutura da oração pede o complemento para completar o sentindo da mensagem transmitida.

O complemento adnominal é de natureza indireta e o adjunto adnominal é de natureza direta. Isto quer dizer que nada pode ficar entre o adj. Adnominal e o nome, enquanto que o complemento adnominal pode ser introduzido por uma preposição.

O adj. adnominal pode caracterizar tanto o substantivo abstrato quanto o concreto. Diferente do complemento adnominal que só pode complementar o substantivo abstrato.  Ou seja, identificar o tipo de substantivo irá facilitar saber se é um adjunto adnominal ou complemento adnominal. Pois se caso for um substantivo concreto, pode descartar a presença do complemento adnominal no núcleo identificado.

Outra diferença será na ação do sujeito da frase. O adjunto adnominal será o agente da ação, aquele que pratica a ação. Enquanto que o complemento adnominal será o resultado, aquele que sofre a ação.

Veja o exemplo:

Frase 1: A resposta da professora foi brilhante.

Frase 2: A resposta à professora foi brilhante.

Ambas frases são semelhantes, a única diferente são os termos “da” e “a”. Nas duas orações, o substantivo “professora” é o núcleo do sujeito.

Agora perceba, na frase 1, a professora pratica ou sofre a ação? Ela pratica a ação, pois ela (a professora) que deu a resposta brilhante. Desta forma, “a resposta da” é um adj. Adnominal.

Na frase 2, a professora pratica ou sofre a ação? A professora recebeu a resposta, então ela sofre a ação. Então, “a resposta à professora” é um complemento adnominal.

Resumindo:
 Complemento Adnominal Adjunto Adnominal
 Completa substantivos, adjetivos e advérbios Modifica substantivos
 Resultado da ação / Sofre Agente da ação / Pratica a ação
 Termo integrante da oração Termo acessório da oração
 Completa somente substantivos abstratos Modifica substantivos abstratos e concretos
 Natureza indireta Natureza direta

Diferença entre adjunto adnominal e adjunto adverbial

Não confunda os dois tipos de adjuntos. Ad. adnominal faz referência a somente um substantivo, atribuindo características, modificando-o. Adjunto adverbial se refere, geralmente a um verbo, mas também pode modificar um adjetivo ou advérbio. Ele irá indicar uma circunstância.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.