Atualização de dados no MEU INSS: Quando devo fazer?

Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que deseja se manter informado sobre o seu benefício pelos canais da autarquia "Meu INSS", devem atualizar suas informações caso necessário.

O segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que se informa do seu benefício pelos canais Meu INSS, deve manter seus dados sempre atualizados. A própria autarquia orienta que caso ocorra alguma mudança ou correção, é preciso solicitar a atualização.

Todavia, não há motivos para preocupação, uma vez que a atualização dos dados é bem simples e fácil. Isso porque, o INSS disponibiliza um serviço online e gratuito para que isso seja feito da melhor forma possível. Caso você precisa realizar o procedimento, continue nos acompanhando.

 

Quando devo atualizar meus dados?

Algumas situações específicas exigem que o segurado atualize seus dados nos canais do INSS, tais como:

  • Correção de informações (caso tenha algum dado errado);
  • Mudança de endereço;
  • Alteração de nome (caso tenha se separado ou casado);
  • Alteração de e-mail ou telefone para contato;
  • Atualização da atividade (no caso de empregado doméstico, contribuinte individual, facultativo ou segurado especial).

 

Como posso atualizar meus dados?

É possível fazer a atualização e acompanhar a solicitação através do próprio Meu INSS. Veja o passo a passo:

  1. Acesse o site ou app “Meu INSS”;
  2. Faça login usando senha e usuário do Gov.br;
  3. Clique em “Agendamentos/ Solicitações“;
  4. Na sequência, toque em “Novo requerimento”;
  5. Digite “dados” no buscador;
  6. Escolha a primeira opção em que aparece “Atualização de Dados Cadastrais”;
  7. Confira se os seus dados pessoais, como CPF, nome e data de nascimento, estão corretos;
  8. Em seguida, informe o seu atual e-mail e telefone para contato;
  9. Feito isto, role para cima da tela e clique em “Dados Adicionais” (essa opção possibilita incluir ou atualizar um dado novo);
  10. Em ”novo”, envie os documentos que comprovam as informações que você deseja atualizar (é recomendado que esses arquivos estejam no formato PDF ou JPGE), para encerrar esta etapa toque em “avançar”;
  11. Após este procedimento, escolha uma agência do INSS mais perto de você (é indicado que você escolha a melhor para você ir presencialmente em atendimentos futuros, caso for necessário);
  12. Pronto! Finalizada a solicitação de atualização, aguarde a alteração dos dados.

 

Documentação utilizada na atualização

Veja a lista do INSS:

  • Documento oficial de identificação com foto;
  • Documentos cujas informações o cidadão pretenda atualizar no INSS, como título de eleitor, certidões de nascimento ou casamento, comprovante de residência, etc;
  • Extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);
  • Extrato de pagamento de benefícios;
  • Extrato de empréstimo consignado;
  • Extrato para imposto de renda;
  • Procuração ou termo de representação legal.

 

Como acompanhar a solicitação?

Para acompanhar e receber a resposta do seu processo, siga os passos abaixo:

  1. Entre no Meu INSS;
  2. Clique no botão “Consultar pedidos”;
  3. Encontre seu processo na lista;
  4. Se quiser ver mais detalhes, clique em “detalhar”.

Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a central de atendimento do INSS, através do número 135.

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