Atualização de dados no MEU INSS: Quando devo fazer?
Segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que deseja se manter informado sobre o seu benefício pelos canais da autarquia "Meu INSS", devem atualizar suas informações caso necessário.
O segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que se informa do seu benefício pelos canais Meu INSS, deve manter seus dados sempre atualizados. A própria autarquia orienta que caso ocorra alguma mudança ou correção, é preciso solicitar a atualização.
Todavia, não há motivos para preocupação, uma vez que a atualização dos dados é bem simples e fácil. Isso porque, o INSS disponibiliza um serviço online e gratuito para que isso seja feito da melhor forma possível. Caso você precisa realizar o procedimento, continue nos acompanhando.
Quando devo atualizar meus dados?
Algumas situações específicas exigem que o segurado atualize seus dados nos canais do INSS, tais como:
- Correção de informações (caso tenha algum dado errado);
- Mudança de endereço;
- Alteração de nome (caso tenha se separado ou casado);
- Alteração de e-mail ou telefone para contato;
- Atualização da atividade (no caso de empregado doméstico, contribuinte individual, facultativo ou segurado especial).
Como posso atualizar meus dados?
É possível fazer a atualização e acompanhar a solicitação através do próprio Meu INSS. Veja o passo a passo:
- Acesse o site ou app “Meu INSS”;
- Faça login usando senha e usuário do Gov.br;
- Clique em “Agendamentos/ Solicitações“;
- Na sequência, toque em “Novo requerimento”;
- Digite “dados” no buscador;
- Escolha a primeira opção em que aparece “Atualização de Dados Cadastrais”;
- Confira se os seus dados pessoais, como CPF, nome e data de nascimento, estão corretos;
- Em seguida, informe o seu atual e-mail e telefone para contato;
- Feito isto, role para cima da tela e clique em “Dados Adicionais” (essa opção possibilita incluir ou atualizar um dado novo);
- Em ”novo”, envie os documentos que comprovam as informações que você deseja atualizar (é recomendado que esses arquivos estejam no formato PDF ou JPGE), para encerrar esta etapa toque em “avançar”;
- Após este procedimento, escolha uma agência do INSS mais perto de você (é indicado que você escolha a melhor para você ir presencialmente em atendimentos futuros, caso for necessário);
- Pronto! Finalizada a solicitação de atualização, aguarde a alteração dos dados.
Documentação utilizada na atualização
Veja a lista do INSS:
- Documento oficial de identificação com foto;
- Documentos cujas informações o cidadão pretenda atualizar no INSS, como título de eleitor, certidões de nascimento ou casamento, comprovante de residência, etc;
- Extrato previdenciário (Cadastro Nacional de Informações Sociais – CNIS);
- Extrato de pagamento de benefícios;
- Extrato de empréstimo consignado;
- Extrato para imposto de renda;
- Procuração ou termo de representação legal.
Como acompanhar a solicitação?
Para acompanhar e receber a resposta do seu processo, siga os passos abaixo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Consultar pedidos”;
- Encontre seu processo na lista;
- Se quiser ver mais detalhes, clique em “detalhar”.
Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a central de atendimento do INSS, através do número 135.